Como foi meu intercâmbio em San Francisco

Sempre venho aqui falar como proceder num intercâmbio, o que esperar, o que não fazer, mas nunca de fato contei como foi minha experiência de estudar fora. Chegou a minha vez de dividir com vocês!

Fiz um curso de Marketing and Advertising em 2013, na escola INTRAX que hoje pertence ao grupo Stafford House, em San Francisco. O curso teve duração de 5 semanas e era necessário ter inglês intermediário a avançado. Escolhi San Francisco pela vontade de conhecer a Califórnia e alinhar tudo o que eu precisava no momento: melhorar meu currículo profissional. Como a maioria sabe, procurei em Janeiro do mesmo ano o STB para saber mais sobre os detalhes de como funcionava algo que eu pensei ser impossível um dia poder fazer. Com muita paciência, o consultor que me atendeu e me explicou tudo foi o Henrique, e em 26 de junho eu embarquei rumo à realização do meu primeiro sonho.

Com muito medo mas antes de mais nada muita empolgação, fiz o trecho SÃO PAULO – DETROIT pela Delta Airlines. O voo teve duração de 11hs e minha conexão em Detroit durou 7hs. Foram 7 horas de espera, mas que pra mim foram incríveis porque eu amo aeroportos, então pude conhecer cada cantinho do aeroporto incrível operado pela própria Delta. Quando chegou a hora de embarcar, meu voo atrasou horrores por conta de uma chuva torrencial. Daí começou o primeiro problema: ‘como avisar o transfer que contratei pra me levar do aeroporto de San Francisco para a casa de família que meu voo atrasou?’ Consegui me comunicar através de um celular que a moça que sentou do meu lado me emprestou. Acreditem que o mundo pode ser um lugar melhor, porque ele é <3

A família

Transfer avisado, decolamos (finalmente) rumo à San Francisco. Eu optei por ficar hospedada em uma casa de família, com meia pensão. Na casa onde fiquei, tinham mais de 10 estudantes – o que pode ser normal, não se assuste caso você vá e tenham vários estudantes na mesma casa. Optei por um quarto individual e dividia o banheiro com os outros moradores. A família era incrível, os outros estudantes também. Morei longe da escola, o que é normal também pois a estrutura de cidades dos EUA é bem diferente da nossa, as casas ficam distantes do centro, onde ficam as escolas. Veja mais sobre as opções de hospedagem clicando aqui.

A escola

Com uma estrutura incrível e um staff maravilhoso, a escola que escolhi ficava numa localização ótima, perto do metrô. Geralmente as escolas ficam no centro da cidade mesmo, para facilitar o acesso por parte dos alunos. As aulas começavam cedo, e terminavam 12:30. Além disso, tínhamos um calendário de atividades propostas no período da tarde, como por exemplo visitar a UC Berkeley (contei como foi nesse post). E se você precisasse de qualquer ajuda, mesmo que não relacionada à escola, o staff te ajudaria sem nenhum problema e sempre com um sorriso no rosto.

Como foi meu intercâmbio em San Francisco

Como foi meu intercâmbio em San Francisco

 

A cidade

Inicialmente tive muitos problemas para me adaptar à cidade. Sempre fui muito friorenta e mesmo indo em pleno verão, San Francisco era extremamente frio pra mim. Por se localizar na baía, o vento é algo constante na cidade, então passei bastante frio. Mas no final acostumei.. engraçado como a gente se adapta depois de um tempo. Outro ponto que pra mim foi um desafio foi a questão da comida: a maior população oriental dos EUA se encontra em SF. Portanto a grande quantidade de restaurantes com comida tailandesa/japonesa/chinesa acaba limitando as opções de quem não come nada disso, como eu. Além disso, como característica do estado da Califórnia, todas as comidas têm uma boa dose de pimenta – coisa que também acostumei depois. O que me restava era experimentar para não ficar com fome, ou apelar para comidas tipo pizza ou fast food.


CURIOSIDADE: San Francisco é a cidade mais magra dos Estados Unidos.
Por lá você encontra poucas unidades de lanchonetes que servem fast food. A cidade se orgulha deste título.


A arquitetura é outro ponto importante e característico da cidade. Pontos turísticos em grande quantidade tornam a cidade extremamente interessante. Fiz uma lista de tudo que vale a pena visitar por lá, veja neste post.

A experiência

O intercâmbio abriu portas para mim, garantiu amigos que converso até hoje e após 5 anos ainda colho frutos dessa viagem que marcou a minha vida. Além do crescimento pessoal que me mudou completamente, o curso me garantiu boas propostas de emprego e me trouxe ao que trabalho hoje, o turismo. É o tipo de experiência que se todos pudessem ter, seria simplesmente renovador e único. Por isso, se você tiver a chance, faça um intercâmbio, conheça outra cultura a fundo, viva como um local por um tempo. Isso vai expandir sua visão de mundo e te tornar uma pessoa completamente diferente e mais madura.

Veja abaixo o vídeo onde contei para o STB, empresa em que viajei na época, como foi minha experiência em San Francisco.

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 22/06/2018

    […] internacional com a minha carreira – fiz um curso de marketing and advertising que você pode ler sobre clicando aqui), e nessas perguntas ele vai descobrir mais sobre você, sobre o seu perfil e o que você […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido