O que ver no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro

O Jardim Botânico no Rio de Janeiro é um passeio que acaba ficando de fora da rota turística famosa, porém que vale a pena a visita. Além de sua variedade de plantas e flores, seu ambiente proporciona uma energia única e a vista é sensacional: no pézinho do Cristo Redentor!

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A história do Jardim Botânico

Criado por D. João VI para abrigar uma fábrica de pólvora e aclimatar plantas e espécies provenientes de outros lugares do mundo. Aberto em 13 de junho de 1808, foi referência no plantio de chá, que foi conduzido por colonos chineses vindos especialmente para cultivar o chá em terras brasileiras.

D. João recebeu ali muitos estrangeiros importantes da política e o lugar se tornou importante para a história e evolução de pesquisas na botânica. Inclusive dois ilustres visitantes estiveram por lá: Albert Einstein, em 1925, e a Rainha Elizabeth II.

Pela sua importância, hoje o Jardim é considerado como Reserva da Biosfera pela UNESCO, sendo um importante instituto de pesquisa.

 O que ver pelo Jardim Botânico

Eu simplesmente esperava ver o lugar mais famoso do Jardim e estaria completamente realizada com isso: as palmeiras coloniais. Mas o jardim se revelou muito mais interessante pra mim!

Além da variedade de plantas e flores, logo na entrada você dá de cara com um jardim sensorial, ideal para deficientes visuais. Com piso tátil e ambiente com acessibilidade, é possível sentir as texturas das plantinhas, além dos aromas!

Em seguida é possível conferir o cactário. Se você pensa que conhece todos os tipos de cactos, esse jardim vai mudar toda a sua percepção! São inúmeros tipos de cactos que você nunca nem imaginou que existissem, todos reunidos e distribuídos nesse espaço. É mega interessante e dá um medo danado de encostar em um deles hahahah eles também conservam algumas estufas com tipos de cactos.

Uma das partes mais bonitas que vi foi o lago, com várias vitórias-régia. O dia tava lindo, então toda a composição da cena com o lago ficou espetacular!! Devido a sua história inicial de abrigar espécies trazidas de outros países, o Jardim possui um orquidário e um bromeliário, além de outros lugares significativos, como a antiga casa onde fabricavam a pólvora. Também conferimos o mirante, que logo ao lado é possível encontrar uma cachoeira fofinha e deliciosa de ouvir o barulhinho da água!

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O jardim é rodeado pela Floresta da Tijuca e uma das opções é também visitar a floresta quando se aproveita pra ver o jardim também! Muitas pessoas fazem esse passeio sem a companhia de um instrutor, mas o recomendável é que você faça isso somente se você conhecer a floresta totalmente. Se não for esse o caso, recomentamos que faça com um instrutor.

Mas a parte que eu mais gostei e que mais me chamou atenção: as palmeiras imperiais. Imponentes e deslumbrantes, elas coroam o passeio ao Jardim Botânico. O dia estava muito bonito e emoldurou a beleza do lugar. Logo no centro do passeio das palmeiras temos o Chafariz das Musas, que em sua forma representa a musica, a arte, a poesia e a ciência. Feito em ferro fundido pelo artista Hebert W. Hogg em 1895.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Aliás tudo neste lugar é meio poético, meio abstrato. Por lá encontramos a praça com banquinhos que mostram trechos de poesias de Clarice Lispector, frequentadora assídua do Jardim. E ainda falando em Jardim, é possível conferir diversos tipos de jardins, como o roseiral e o jardim japonês.

Como chegar no Jardim Botânico:

É possível chegar de carro por lá e aproveitar para conhecer as redondezas. Não esqueça que aqui no Livre Embarque você consegue escolher o melhor valor e o melhor carro dentro do seu planejamento de viagem, através da RentCars, que é parceira do blog!

Mas também é possível descer na estação Botafogo e ir a pé até o Jardim, passando pelo Jockey Club da cidade. Rua Jardim Botânico nº 728, entrando no Jardim pela Rua Pacheco Leão nº 101.

Horário de funcionamento:

– Segundas-feiras: das 12h às 19h
– De terça a domingo: das 8h às 19h

R$15 – somente em dinheiro

Outros passeios pelo Rio de Janeiro


Veja mais: Roteiro para curtir o Rio de Janeiro em 2 dias e Conheça a Ilha Fiscal


Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Jardim Botânico é incrível mesmo e graças a Deus ainda é conservado, o que não é muito comum de se ver.
    Ainda tem a trilha pro Corcovado ali do lado, super tranquila de fazer.

    Beijoks
    http://www.atesemsalto.com

  2. Carolina Belo disse:

    Arrasou no texto Aninha! Simplesmente, senti como se estivesse visitando o Jardim Botânico novamente ao ler o seu texto!
    Super parabéns!!!!
    Um super beijo e até a próxima!!!
    Carolina

  1. 03/05/2020

    […] um bistrô e seu espaço pode ser alugado para festas privadas. Está localizado bem pertinho do Jardim Botânico. Aos pés do Morro do Corcovado, é possível ver o Cristo Redentor de braços abertos para a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido