Passo a passo para planejar sua viagem

PLANEJAMENTO

Tudo começa quando você decide viajar e para onde. Com isso, seu planejamento começa. Quanto tempo você tem disponível? Para onde você quer ir? Quanto você pretende investir na viagem? Considere que se tiver pouco tempo e o destino for muito longe (Austrália por exemplo leva 3 dias para chegar de SP pra lá!) você vai perder alguns dias apenas no deslocamento. Leve em consideração a logística. Outro ponto que interfere também é o clima. Se for um lugar com neve sazonal, com certeza alguns lugares estarão fechados ou com difícil acesso. Estude seu destino e principalmente sua disponibilidade.

Importante também ressaltar que ao escolher um destino é imprescindível verificar se naquela região ou país exigem vacinas específicas. Se for este o caso, tome todas as vacinas necessárias. Já vi gente impedida de embarcar por conta de falta de vacina.



Passo a passo para planejar sua viagem

ROTEIRO

Após escolher o destino, liste todos os lugares que você quer conhecer deste lugar, sem restrições. Depois, comece a ver valores e possibilidades de deslocamento (transporte da cidade? guias? aluguel de carro?). Se jogar no mapa todos os lugares que você pretende conhecer, faça uma lista do que está mais próximo de qual. Assim você não perde tanto tempo (nem dinheiro) indo e voltando e ainda consegue conhecer tudo que pretende. Neste passo você fica sabendo quanto pode gastar para cada passeio, se pesquisar se baseando no valor do transporte que vai usar para se deslocar. Considere também a duração da sua estadia, que influencia no investimento no deslocamento.

Dependo do local que você vai viajar, é legal incluir alguns passeios, já fechados aqui mesmo no Brasil. A Weplann, parceira do Livre Embarque, oferece inúmeros passeios em vários lugares do mundo e o melhor é que o pagamento pode ser feito em R$, parcelado e até em boleto! Clique no banner abaixo para ver os passeios disponíveis:

HOSPEDAGEM

Item mega importante. Se você estiver viajando com pouca grana, neste caso considerar um hostel é uma ótima opção. Porém lembre-se que o hostel exige do viajante uma maior flexibilidade em relação a convivência. A maioria possui banheiro compartilhado, e é dividido em quartos de homens e mulheres. Saiba que ali você vai apenas para dormir, portanto seja flexível. Agora se você pretende investir em algo mais pessoal, existem hoteis de várias categorias, inclusive parecidos com hostel, porém mais individuais (ex: Ibis Styles). Tudo depende de quanto você quer investir na sua hospedagem. Importante lembrar que, independente de qual perfil de viajante você tenha, é IMPRESCINDÍVEL que você faça reserva com antecedência. Ah! E não esquecer do cadeado para suas malas, leve sempre mais de um.



Booking.com

FAZENDO AS MALAS

Faça suas malas considerando deslocamento (ninguém quer ficar andando com muitas malas por aí né?) e principalmente qual o meio de transporte você vai usar em viagens internas, por exemplo. Lembrando que na Europa é costume cobrar por malas despachadas, e isso tudo em euro ou libra. Se você tiver uma mala de bordo nesses casos, ajuda a economizar e não perder tempo, porque assim como no Brasil, lá também demoram a liberar as malas na esteira.

Não esqueça de levar remédios, mesmo que você não os tome todos os dias. Neste post você confere tudo sobre levar remédios na viagem! Também indico levar uma manta dobrável na mala. Além de ser mais prático porque geralmente essas mantinhas são menores, você não é pego de surpresa caso sinta frio além da conta. Não esqueça de levar líquidos em frascos pequenos. O que é legal de fazer é juntar esses itens de higiene que os hotéis distribuem e guardar para viagens, pois geralmente esses itens (sabonete, pasta de dente, shampoo etc) cabem em uma pequena necessaire, facilitando o transporte na hora de fazer a mala. Veja aqui mais dicas sobre o que levar na bagagem.

 Passo a passo para planejar sua viagem

ANTES DE EMBARCAR

Com 30 dias de antecedência você já pode confirmar suas passagens, e 48hs antes confirme os dados de voo diretamente com a companhia aérea. Esse procedimento é feito para averiguar se não houve cancelamento ou mudanças inesperadas. Antes isso era feito via telefone, mas agora as companhias possuem apps ótimos que fornecem esse serviço sem maiores transtornos. Também é importante adquirir o seguro viagem, que deve valer do dia do seu embarque ao dia do desembarque, cobrindo toda a sua viagem. Não economize no seguro, de maneira nenhuma! O Seguro se torna obrigatório dependendo do destino que você vai viajar (veja mais sobre seguro clicando aqui). Também não se pode esquecer de coletar dinheiro em espécie, pois nunca se sabe se o lugar não aceita cartão, e isso vale para qualquer destino.

NA HORA DE EMBARCAR

Conferir se o RG está com validade dentro de 10 anos – sim, o RG tem validade, e muitas companhias áreas checam essa informação, podendo impedir o passageiro de embarcar. Não corra esse risco! É rapidinho pra renovar o documento e fácil. O passaporte também precisa ter pelo menos 6 meses de validade antes da data final. Lembrando que documentos como CNH, Carteira de Trabalho, carteira da OAB e coisas semelhantes NÃO são aceitos no momento do embarque. Portanto, atenção com o RG que está esquecido na carteira.

Teu passaporte tá na mão, teu visto tá certinho, o RG tá ok também. Cadê a passagem/voucher? Deixe todos os documentos juntos em um local de fácil acesso. Eu geralmente coloco tudo numa pastinha quando vou viajar e tento deixar o mais fácil possível de pegar, porque acabam solicitando muitas vezes.

Passo a passo para planejar sua viagem

Seguindo esses passos, fica tranquilo de viajar sem medo! Claro que imprevistos acontecem, porém essas recomendações te auxiliam a diminuir os riscos e saber agir caso haja algum problema no meio do caminho. Se você tiver mais alguma dica para acrescentar nesta lista, conta pra gente! 🙂 e Boa Viagem!

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Faltou falar sobre documentos que podem ser exigidos nas imigrações, que há vários aplicativos que ajudam no transporte, que indicam as estações de metrô e ônibus e até indicam quando você tem que descer (ex. CityMapper), bem como GPS (baixar mapa offline é uma boa), e que é bom já baixar todos eles antes de viajar, pois não se sabe como será a conexão da internet. Por falar nisso, também é bacana a pessoa decidir se vai querer comprar um chip no destino, em caso de viagem internacional, ou optar por serviços de chips que já entregam no Brasil. Ótimo post. 🙂

    • Ana Luna disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem? Todos os assuntos mencionados por você estão em outros posts, específicos de cada assunto, disponíveis para leitura no blog. Fique a vontade para ler todos 🙂 obrigada pelo comentário!

  1. 10/02/2018

    […] saber quanto dinheiro vai necessitar para viajar. Planejamento é sempre uma prioridade, conforme explicamos nesse link. Considere o valor inicial e acrescente um valor a mais, pois é sempre bom ter mais dinheiro do […]

  2. 28/04/2018

    […] Veja: Planejando sua viagem […]

  3. 21/07/2018

    […] o planejamento da sua viagem, tudo comprado e organizado, vai chegando o dia do embarque e consequentemente o dia de arrumar a […]

  4. 07/09/2019

    […] ou você se comunica por email e pode usar o tradutor se o email estiver em inglês! fácil né?) Aqui tem várias dicas para você planejar sua viagem de forma super […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido