Como viajar sem saber falar inglês: é possível?

Se você acha que só conhece outros países quem tem o inglês afiado na ponta da língua, você tá achando errado! E isso é ótimo e eu te explico nesse texto porquê!

Essa pergunta é a que mais vejo por aí: será que consigo ir para tal lugar sem inglês? A resposta é: SIM, CONSEGUE! E saiba que nenhum sonho de viagem deve ser cancelado por esse motivo. Claro que ter um idioma (seja ele qual for) ajuda e muito quando se está viajando, mas esse não é um fator determinante para a sua viagem ser um sucesso.

Abaixo você vai ver uma lista de coisas que vão facilitar a sua vida na hora de viajar, mesmo sem inglês ou qualquer outro idioma local:

Planeje sua viagem

O planejamento é fundamental em qualquer tipo de viagem, destino e duração. Planejar significa ter mais controle do lugar que você vai, de quanto você vai gastar, e no caso da falta do idioma, te faz conhecer melhor suas possibilidades dentro daquele espaço. No planejamento você consegue comprar coisas pela internet com antecedência (ou seja, a maioria dos sites hoje tem uma versão em português, ou você se comunica por email e pode usar o tradutor se o email estiver em inglês! fácil né?) Aqui tem várias dicas para você planejar sua viagem de forma super fácil!

Como viajar sem saber falar inglês: é possível?
Photo by Unsplash

Anote tudo que for importante para se localizar

Sempre que monto um roteiro, vejo qual será a distância do lugar em que ficarei hospedada para o lugar que quero visitar. Partindo disso, anoto qual é a rua do lugar, qual é o nome da estação mais próxima e deixo tudo em um papel de fácil acesso (nada de celular nessa hora). Assim fica mais fácil de entender o trajeto, como faço pra chegar e por onde começo o caminho até o lugar que quero visitar! Tudo à moda antiga, sabe? Usando papel e caneta! E na carteira deixo anotado o endereço do lugar em que estou hospedada, um número de contato e coisas importantes caso eu me perca ou fique desacordada (por qualquer motivo). O importante é registrar no papel e não depender nem do celular, nem de precisar falar com alguém para me localizar! Essa dica você precisa anotar 😉

Chegue com antecedência se possível

Claro que chegar com antecedência no destino envolve disponibilidade (tanto sua, quanto da acomodação) e principalmente dinheiro. Porém, é possível incluir isso no planejamento, quando feito com antecedência. Chegar antes é fundamental para você se ambientar, para sair e conhecer o bairro, o quarteirão, ver o que tem por perto, e nada disso depende de saber inglês ou não, é coisa de escanear a área com os olhos, sabe? Assim você já conhece o ambiente e tudo fica mais fácil e tranquilo para explorar durante a viagem.

Saiba sobre o destino

É FUNDAMENTAL você estudar o destino antes de viajar, em qualquer tipo de viagem, em qualquer lugar que você vá, principalmente se você viaja sozinha. Saber sobre o destino é muito mais do que verificar se faz calor ou frio. É entender seus costumes, saber que roupas são aceitáveis naquele país, se é seguro ou perigoso etc.

Use a mímica para se comunicar (e tá tudo bem!)

Básico né? Com mímica a gente consegue falar quase tudo, independente de saber inglês ou não! hahahaha se até brincando com mímica a mensagem é transmitida e entendida, quando se quer falar sério funciona da mesma forma! Pode usar e abusar da mímica que é quase uma linguagem universal!

Apps ajudam, e muito!

A tecnologia nos traz inúmeras facilidades e precisamos usar tudo isso à nosso favor. Existem inúmeros aplicativos que traduzem as palavras (Google Tradutor não sai do meu celular) e que inclusive nos ensinam outros idiomas (Duolingo, Drops etc). Muitos aplicativos te ajudam antes de embarcar com o planejamento e durante a viagem. Neste post tem várias dicas de apps ideais para quem vai viajar! Ter o Google Maps no celular é fundamental para se localizar, até porque ele disponibiliza os mapas no modo offline também!

Tenha um chip de internet internacional

Estar conectado hoje é fundamental. Como já comentamos nesse post, com um chip internacional, você tem acesso à internet (muitas vezes ilimitada) em vários locais pelo mundo que muitas vezes não tem wi-fi, ou até tem mas não é aquelas coisas né. Com internet móvel você tem acesso à vários aplicativos para saber informações dos lugares, à internet como um todo para consultar informações sobre o que quiser através do Google ou qualquer outra ferramenta de pesquisa, e claro, pode falar com qualquer pessoa seja por mensagem ou através de uma ligação.

Photo by Yura Fresh on Unsplash

Saiba palavras-chave

Não saber o idioma fluente é completamente aceitável e compreensível. Mas é necessário saber palavras-chave como Thank You, Please, Help, Sorry, How Much e se possível, até frases completas mas que sejam importantes (como I don’t speak English) para seu deslocamento em um lugar desconhecido. Procure todas elas no dicionário de inglês, na internet ou em algum aplicativo e anote em um papel, para não ficar refém do celular/internet em momentos importantes.

Guias de viagem ainda estão à venda e são úteis

Como as pessoas pensam que supostamente tudo hoje está na internet, elas simplesmente pararam de comprar guias de viagem que vendem em livrarias e bancas de jornais. E isso é um erro! Além desses livrinhos serem muito legais (eu adoro!), muitas informações que está ali não se encontram facilmente pela internet, portanto são valiosos e a maioria deles cabe no seu bolso! Muitos deles tem mapas, dicas de pessoas que realmente conhecem o lugar, e eu recomendaria muito que você pensasse em um guia de viagem na sua próxima aventura por aí!

Photo by Drew Collins on Unsplash

Contrate passeios guiados/com agência

Nem todo mundo tem a desenvoltura e a facilidade de chegar em um destino e simplesmente se dirigir para o lugar que quer conhecer. Fazer isso às vezes gera insegurança e para quem não sabe o idioma local, pode ser aterrorizante! Portanto, contratar um passeio com um guia é a melhor solução nesses casos. A maioria deles acontecem com um guia que realmente manja sobre o lugar e poderá te ajudar com qualquer dúvida ou tipo de solicitação necessária. Aqui no Livre Embarque você pode contratar esse tipo de passeio guiado antes mesmo de viajar! Pode ser passeios dentro do Brasil mesmo ou fora do país! A Get Your Guide é parceira do blog e oferece as melhores opções!!

Nunca é tarde para aprender

Que tal viajar para aprender um novo idioma? O intercâmbio é a melhor maneira de aprender um novo idioma e não passar perrengue nas próximas viagens! Nunca é tarde para saber mais! Acesse a categoria de intercâmbio e veja todas as dicas para essa experiência que é transformadora! 🙂

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido