INTERCÂMBIO

Quando a gente viaja sozinho pela primeira vez, vem uma empolgação, uma alegria sem fim e aquela vontade enorme de abraçar o mundo e fazer tudo que a gente quer! Porém, a experiência do intercâmbio pede alguns cuidados para fazer a viagem (e o investimento) valer a pena! Confira abaixo o que não fazer enquanto se está viajando para estudar:

  • falar em português fora da escola

Na escola a galera quer seguir a regra e cumprir as pendências, mas dá a hora da saída e toca todo mundo falar apenas em português. Galera, não pode né? Quanto mais você praticar o inglês, mais rápido você se torna fluente no idioma!

  • fazer amizades apenas com brasileiros

É super normal fazermos amizades com outros brasileiros porque é mais fácil de conversar e parece que um ajuda o outro a passar pela experiência. Mas para praticar o idioma e rolar aquela troca cultural impagável, fazer amizades com estrangeiros também é uma boa e vale suuuuper a pena!

  • ligar pra casa toda hora

A saudade bate forte, principalmente se for um programa de estudo longo, tipo 1 ano. Mas te faz crescer quando você evita ligar pro seus pais e familiares toda hora, desenvolve a independência e você supera a saudade mais rápido.

  • gastar o dinheiro todo na primeira semana

Quem não quer sair comprando tudo que sempre sonhou porque lá fora é bem mais em conta? Já vi muita gente comprar o mundo inteiro e no final não ter dinheiro nem pra comer! Portanto é fundamental fazer um planejamento de gastos antes e durante a viagem. Claro que comprar uma coisinha ou outra faz parte, mas faz parte do processo saber (ou aprender) a administrar seu dinheiro enquanto viaja sem a família.


sentir medo tá proibido! e se sentir medo, vai com medo mesmo!


  • se limitar à escola – vá explorar a cidade e praticar o idioma com locais!

A outra melhor parte do intercâmbio é estar em um país diferente. Portanto, não deixe para praticar o idioma apenas na escola. Saia, explore a cidade, converse com comerciantes, faça perguntas, peça informações dos lugares, enfim. CONHEÇA.

  • criar expectativas – nem tudo vai ser como nos filmes

Às vezes, as coisas dão errado. E dar errado também faz parte da experiência, porque te ensina a fazer certo na próxima vez, ou se planejar melhor. Portanto, controla as expectativas e aproveita ao máximo!

Posts Relacionados

Share:
Escrito por Ana Luna
Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil