Dicas para economizar dinheiro e viajar

Viajar sempre envolve planos e depende de vários fatores, um deles: DINHEIRO! Parece quase impossível quando você pensa em valores e no quanto de dinheiro você precisa economizar pra conseguir ir. Mas a boa notícia é que nem sempre se torna realmente impossível. Abaixo você confere algumas dicas para economizar e realizar seu sonho de viajar pelo mundo!

  • ESTABELEÇA UMA META

Para começar sua economia, você precisa saber quanto dinheiro vai necessitar para viajar. Planejamento é sempre uma prioridade, conforme explicamos nesse link. Considere o valor inicial e acrescente um valor a mais, pois é sempre bom ter mais dinheiro do que faltar né?

  • LEVE MARMITA PARA O TRABALHO / JANTE MAIS EM CASA

Comer fora é um gasto enorme – e ajuda a engordar! Apesar de muitas empresas fornecerem o vale alimentação exatamente para isso, levar marmita para o trabalho ajuda a economizar aquele dinheirinho a mais que você gasta toda vez tanto com o almoço, quanto com a sobremesa ou o docinho da tarde. Corte tudo isso!

  • FAÇA AS UNHAS EM CASA

Ir à manicure é sempre ótimo, mas desenvolver essa habilidade em tempos de corte de gastos é melhor ainda. Faça suas unhas você mesmo, e verá a redução dos gastos por semana impactando no fim do mês.

  • ANDE MAIS

Sabe aquele trajeto pequeno que você pega ônibus ou até um UBER? Faça a pé! Além de economizar dinheiro – e o resultado da economia ser incrivelmente chocante no fim do mês – você faz exercícios e ainda conhece mais a cidade onde mora ou até seu próprio bairro.

  • NÃO VÁ AO SUPERMERCADO COM FOME

Tá mais do que comprovado: quando você está com fome, não consegue responder por si. Ainda mais quando envolve fome e dinheiro/compras. Ir ao supermercado com fome é garantia que você vai pegar muito mais do que planejou e coisas completamente desnecessárias. Ou seja: gasto de dinheiro.

  • AINDA NO SUPERMERCADO, LEVE UMA LISTA DE TUDO QUE PRECISA

Saber tudo que você realmente precisa comprar também ajuda na hora de economizar. Leve uma listinha com as suas reais necessidades e se mantenha naquele planejamento.

  • NÃO COMPRE PELA MARCA

De fato, muitas coisas de marcas famosas e líderes são melhores mesmo. Mas se a grana tá curta e é possível substituir por outras coisas mais em conta, faça isso.

  • TENHA UMA POUPANÇA

Além de ter uma poupança, é necessário desenvolver o hábito de abastecer essa poupança todos os meses. Considere transferir dinheiro para a poupança como se fosse uma conta normal que vai vencer. Ou através do seu banco, você pode automatizar essa transferência.

  • CORTE OS SUPÉRFLUOS 

Todo mundo merece um agrado de vez em quando, mas em tempos de vacas magras é fundamental cortar algumas coisinhas. Pense que esse dinheiro economizado vai garantir um agrado pra você durante a viagem!

  • ANOTE OS GASTOS

Dica FUNDAMENTAL. Quem anota, controla – simples assim. Anotando você tem uma visão geral do seus gastos e um maior controle do todo. Vale anotar na agenda, registrar no celular, colocar em app de controle de finanças.. tudo vale!

  • INVISTA EM PASSEIOS E PROGRAMAS FREE

Nada como se divertir sem gastar nada né? E muitos passeios culturais acabam sendo de graça. Até uma volta no parque vale a pena e você não gasta um centavo.

 

Dicas para economizar dinheiro e viajar

 

  • EVITE COMPRAS PARCELADAS

Pior coisa é ficar preso eternamente em um pagamento que não acaba nunca. Se possível, evite parcelar suas compras, e se mesmo assim ainda precisar fazê-lo, tente parcelar o menor número de vezes possíveis.

  • VENDA O QUE NÃO USA MAIS

Sabe aquela roupa jogada no armário que você nem lembra mais que tem? Tá na hora de se desfazer dela. Lojas como Enjoei te ajudem nessa empreitada e você ainda faz um dinheirinho no final.

Posts Relacionados

Share:
Escrito por Ana Luna
Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil