Como fazer intercâmbio: passo a passo para estudar fora do país

O planejamento é indispensável na hora de pensar em como fazer intercâmbio. Para te ajudar a desvendar esse ‘mistério’, separei um passo a passo abaixo, com alguns itens que devem ser considerados na hora de planejar seu intercâmbio:

Antes do Intercâmbio

Você vai precisar de alguns itens antes de embarcar. O primeiro deles é decidir para onde quer ir. Muita gente chega na mesa do consultor de intercâmbio e relata que quer ir para 50 lugares diferentes, outros tantos já chegam com a ideia pronta.

Considere aquelas perguntas clássicas: gosto de frio ou calor? gosto/tenho interesse por lugar x ou y? e principalmente: até onde eu posso pagar? Se a grana tá apertada, lugares onde a moeda é extremamente cara, já podem ser retirados da sua lista.


Leia também: Intercâmbio em Vancouver: como é essa experiência


Geralmente, os lugares com maior procura são: Canadá (pela possibilidade de trabalho e moeda mais barata), Estados Unidos, Irlanda, Malta e Austrália. Muitos querem imigrar e escolher um país que permite que estrangeiros trabalhem faz toda a diferença na hora da escolha.

Qual curso e qual escola escolher?

O tipo mais comum de intercâmbio é o de idiomas, onde você vai diariamente para uma escola e desenvolve o idioma escolhido, estudando apenas parte do dia ou optando por um modo mais intensivo de aulas. É possível também fazer cursos preparatórios para os exames de proficiência, como IELTS, TOEFL, Cambridge etc.

Também estão disponíveis cursos mais voltados para a parte profissional, como os de business ou até o curso que fiz, marketing and advertising que você pode ler sobre clicando aqui.

E se você for aquela pessoa que busca uma área mais acadêmica, é possível também fazer um curso de graduação, pós graduação ou mestrado

Quando comecei a trabalhar com intercâmbio, eu falava: ‘como vou saber o que oferecer pro cliente, se todas as escolas oferecem o mesmo produto?’ E aí é onde mora o segredo! O bom consultor de intercâmbio te fará perguntas específicas sobre a sua intenção de viagem e nessas perguntas ele vai descobrir mais sobre você, sobre o seu perfil e o que você gosta.

As escolas oferecem sim, o mesmo produto final, porém elas possuem perfis diferentes, e é aí que você acerta ou erra na escolha. Tem escolas que são mais agitadas e voltadas pra uma galera com perfil mais ativo e jovem, outras são mais tranquilas e recebem um perfil de aluno mais velhoEssa orientação estudantil faz toda diferença.

Em sala de aula com colegas, no intercâmbio em Vancouver. Arquivo pessoal.

Visto e documentação

Após escolher e pagar pelo seu intercâmbio, você receberá suas confirmações de curso e acomodação, dependendo do destino e da carga horária do seu curso, você precisará emitir um visto de entrada no país. O visto é requisitado em países como: Canadá, Estados Unidos, Austrália e dependendo do tempo de curso também é preciso para Inglaterra e Irlanda, entre outros.

Tirou seu visto, deu tudo certinho? É o momento de comprar a passagem aérea. Não se esqueça que, como estudante, você pode encontrar tarifas mais baratas na hora de garantir sua passagem. Para saber mais sobre compras de passagem aérea, clique aqui.

Em seguida, você adquire seu seguro viagem, que deve cobrir desde o dia do seu embarque até o dia do desembarque de volta no Brasil. Veja mais informações também entrando neste post.

Conferindo documentos

Faça uma listinha, um check-list. Quando você faz o processo com uma agência, eles te auxiliam também nessa conferência, ajudando você a verificar se está faltando alguma coisa para sua viagem.

Importante levar:

  • passaporte válido (não tem? Explicamos direitinho como tirar seu documento neste post)
  • visto válido
  • passagem
  • seguro viagem cobrindo todo o período, desde embarque até desembarque (confira as datas)
  • cartas de confirmação da escola (conferir se as datas estão certinhas, assim como suas informações e se consta exatamente o que você comprou)
  • remédios
  • dinheiro

Durante o Intercâmbio

Além de tudo que você já comprou para a duração do seu curso, você precisará de dinheiro para o transporte (da acomodação até a escola – ida e volta – e outros deslocamentos pela cidade) e para a comida. Algumas opções de acomodação oferecem self catering (sem refeições), Half Board ou Full Board, que nada mais é do que café da manhã e jantar inclusos, ou café, almoço e jantar inclusos. Porém nem todas oferecem e você precisará comprar sua comida por si só. Também é necessário considerar este gasto na hora de fazer seu planejamento.

Já vi muito estudante deixando de comer para economizar dinheiro para outros interesses durante a viagem. Por isso é fundamental o planejamento financeiro. Além de você controlar seus gastos, você também não deixa de se alimentar e muito menos de fazer seus passeios na cidade. É fundamental estar bem para poder curtir ao máximo.


IMPORTANTE ANOTAR TODOS OS SEUS GASTOS PARA TER UMA VISÃO MAIS CLARA DE COMO ESTÁ SEU DINHEIRO E NO QUE VOCÊ ESTÁ GASTANDO. ISSO AJUDA A CONTROLAR E EVITAR PROBLEMAS MAIORES DURANTE A VIAGEM.


Claro que ninguém é de ferro e passeios e compras também entram no planejamento. Reserve uma graninha para estes quesitos. É fundamental conhecer o local e passear o quanto puder, portanto tenha dinheiro para estes dois pontos que são fundamentais na sua experiência do intercâmbio.

Depois do Intercâmbio

O depois é carregado de muita saudade, nostalgia e vontade de voltar no tempo. Você fica com as fotos, as lembranças e as contas para pagar quando retorna ao Brasil. Acredite, um intercâmbio muda você, seu jeito de pensar, viver e ver as coisas. Você adquire maturidade, confiança em si mesmo e uma carga enorme de experiência para a vida toda.

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Adorei!
    É tudo isso mesmo. Com o planejamento certo, o intercâmbio será maravilhoso! Tudo questão de planejar.

  2. Neuza Mariano disse:

    Que bom artigo querida!
    Parabéns!
    Planear ajuda a que tudo dê certo!

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

  1. 17/01/2018

    […] Ainda existe outra indicação para você que não pode largar tudo: trabalhar e/ou estudar fora do país, ou seja, fazer um intercâmbio por um período determinado pode fazer você matar a vontade de viajar o mundo. Para acessar um passo a passo para fazer seu intercâmbio visite o Livre Embarque. […]

  2. 06/05/2020

    […] especializado se este é o programa ideal para você e para o seu objetivo. Falei mais sobre como planejar seu intercâmbio neste post. Junto com o consultor, será possível decidir a melhor escola, acomodação, entre outras […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido