O que visitar em Dublin

Quando estive em Dublin, definitivamente a cidade me reservou muito mais do que esperava. Foram poucos dias, mas o suficiente para me encantar. O destino nunca esteve na minha lista de lugares que preciso visitar antes de morrer, e talvez por isso eu tenha ficado encantada com a cidade! Assim, consegui listar os lugares que mais gostei e que definitivamente recomendo e voltaria!

Fui para a Irlanda em 2016, e fiz um dos trechos mais comuns para chegar lá: viajei de KLM com conexão em Amsterdã. Existem outras rotas para chegar até a Ilha Esmeralda, como é conhecida a Irlanda. Veja abaixo alguns voos disponíveis:

Quando ir para Dublin

Estive na cidade durante o verão, e com certeza foi uma escolha certeira. É possível explorar a cidade com um clima gostoso, mesmo com o vento intenso sempre presente na cidade, consegui pegar 22ºC e fomos à praia tomar sol. No verão lá o anoitecer acontece depois das 22hs, mas o inverno por lá dura um bom tempo, além do céu encoberto e o constante vento. A média de temperatura durante o ano é de 3°C a 19°C.

Booking.com

O que conhecer por Dublin

Arquitetura da cidade

Impossível não reparar no estilo medieval que convive com o moderno por toda a cidade. Com seus castelos e igrejas por todos os lados, a cidade é bem conservada e consegue lidar com o antigo e o moderno ao mesmo tempo. A tipografia das coisas me lembrou muito a era medieval. Muitas ruas lá ainda são de paralelepípedos. A cidade também é repleta de igrejas, uma mais linda que a outra. A arquitetura sempre me chama atenção quando viajo, e lá não foi nada diferente.

Dublin

Outra coisa também que me marcou é o fato dos prédios serem baixos. Não vi nenhum arranha-céu por lá, e os prédios em que as pessoas vivem devem ter no máximo 7 andares. Dublin me passou a sensação de que ‘é possível viver bem sem exageros’. Também me choquei quando vi que tinha internet no ônibus. Todos os ônibus circulares possuem wi-fi gratuito.

Dublin
Prédios comerciais e residenciais à beira do Rio Liffey. Arquivo Pessoal.

Pontes sobre o Rio Liffey

Um dos pontos principais de Dublin são as pontes que cortam o Rio Liffey. Segundo o E-Dublin, 23 pontes estão sobre o rio. A que eu via todos os dias era a Ha’Penny Bridge e a Samuel Beckett Bridge. Sobre a segunda, tive a sorte de ver um dia a ponte se fechando, logo no finzinho, já que ela pode abrir em até 90º. Minha amiga passou por lá um dia e gravou a abertura da famosa ponte irlandesa.

Aliás, a minha amiga que mora em Dublin e que me recebeu enquanto estive na cidade filmou a Samuel Beckett Bridge fechando! Falam que é bem raro ver isso, então segue o registro pra vocês:

A cidade é bem tranquila de andar e é super plana, o que facilita a exploração do centro a pé. Por ser tranquila, consegui voltar pra casa quando me perdi por lá voltando do aeroporto (clique aqui para ler sobre isso). O rio Liffey me ajudou a entender onde eu caminhava, juntamente com o Google Maps.

Um ponto interessante e que você percebe logo que caminha pela primeira vez no centro de Dublin: o irlandês é um povo extremamente patriota! Juro, eles se orgulham muito de seu país, seu idioma e sua cultura! Então a maioria das coisas que falam de Irlanda, são com muito orgulho e com frases engraçadas de impacto.

Dublin Castle

E ainda sobre arquitetura, é inegável que a cada esquina de Dublin você encontre uma igreja. Isso acontece pois a parte Sul da Irlanda é majoritariamente católica, então igrejas são pontos turísticos por lá. Porém o Dublin Castle não é uma igreja, mas chama a atenção mesmo assim. Com várias construções de épocas diferentes, é um conjunto de prédios do governo irlandês e sem dúvida nenhuma, fotogênico e que vale o registro e a visita aos seus jardins.

Existem tours pelo Dublin Castle, pois as construções todas juntas somam mais de mil anos de história. Você pode fazer de forma independente ou com grupos. O ideal é ir com grupos pois você tem acesso às salas subterrâneas.

Jardins do Dublin Castle, em Dublin
Jardins do Dublin Castle, em Dublin. Arquivo Pessoal.

St Stephen’s Green Park

Como fui no verão, o tempo estava ameno e o sol tomava conta a maior parte do tempo, então pude aproveitar bastante quando visitei o St Stephen’s Green Park. Localizado no centro de Dublin, me encantou pela simplicidade, muito verde e uma pontezinha muito fofa que me lembrou pinturas famosas que a gente vê na aula de história da arte. O parque é um verdadeiro encanto e nunca está vazio, sendo usado como caminho diário para muitas pessoas, ou simplesmente para alimentar os pombos que lá vivem. Estive lá numa segunda feira e foi paixão a primeira vista. Recomendo a visita!

dublin
St Stephen’s Green Park. Arquivo Pessoal.

Spire of Dublin

O monumento Spire of Dublin possui formato de agulha e com seus 120m, está situado na mais famosa rua de Dublin, O’Connell Street. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e devido ao seu material de metal, muda de cor ao longo do dia por conta do reflexo das luzes.

⠀⠀⠀⠀⠀

Arquivo Pessoal

Onde comer e beber em Dublin

The Temple Bar

Você precisa ir ao Temple Bar se for à Dublin. É a Vila Madalena deles, ponto turístico e boêmio da cidade. Os principais pubs estão nesta região, e claro o mais famoso de todos que leva o mesmo nome do bairro: The Temple Bar. Pra registrar uma foto ali na frente, tem que ter paciência, pois além de muitas pessoas também quererem tirar a foto igual você, sempre tem muito movimento na região.

Café En Seine

Facilmente este lugar está na lista de locais mais bonitos que já vi. Uma mistura de Art Nouveau com Estilo Vitoriano, o Café/Bar/Balada Café en Seine é um lugar bem diferente em Dublin. Durante o dia, ele é um local tranquilo e requintado, onde pode-se apreciar um bom drink ou até mesmo um vinho ou Irish Coffee. De noite em datas específicas, o local se torna uma balada de luxo (no estilo europeu de festejar).

Trinity College

Lugar incrível! É o sonho de qualquer pessoa estudar numa universidade como essa. A Trinity College, assim como toda a Europa, une o moderno ao clássico. Foi a primeira universidade da Irlanda. Tudo muito verde e conservado, em dias de verão é possível pegar sol e aproveitar o dia no enorme gramado localizado dentro da instituição. Vale a pena a visita para conferir a construção incrível, os jardins verdinhos e relaxar no maior estilo europeu. Para os interessados em intercâmbio em Dublin, a Trinity é a opção dos sonhos para cursar uma universidade na Irlanda!

dublin
Arquivo Pessoal

Old Library, a biblioteca da Trinity College

A biblioteca é toda feita de madeira e é um verdadeiro deleite aos olhos. Suas altas estantes que ficam na Long Room, vão até o teto e abrigam mais de 200 mil exemplares de livros que são verdadeiras peças da história. Por lá também é possível conferir de perto a famosa harpa irlandesa, que foi uma das primeiras a serem feitas no país. A biblioteca está sempre repleta de turistas querendo ver de perto esse lugar único, então chegue cedo e garanta seus ingressos com antecedência.

Onde fazer compras em Dublin

Em Dublin, achei os valores bem mais em conta do que em outros lugares da Europa que visitei. As ruas onde as lojas de compras estão centradas são a Henry Street e a Grafton Street. Vale conferir principalmente a loja Penney’s, da Primark. É a típica loja de fast fashion de departamento, com valores acessíveis e que é a queridinha de todos que visitam Dublin.

dublin
Arquivo Pessoal

Passeios próximos de Dublin

Dublin oferece inúmeras atrações e isso é fato, como mostrado acima. Mas próximo da cidade também temos opções que são imperdíveis, como os Cliffs of Moher (saiba mais sobre esse passeio clicando aqui e o Castelo de Malahide (clique aqui para saber também sobre esse passeio). Além das paisagens únicas, também são passeios que precisam estar na sua lista ao visitar a Irlanda.

Abaixo você também encontra opções de passeio que podem ser adquiridos através da parceira do blog, a Get Your Guide:

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Adoro o Temple Bar. Apesar de ser uma área lotada de turistas eu gosto daquele clima. Fora o tanto de pubs maravilhosos que tem por lá rsrs.

  2. Bélit disse:

    Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!

  1. 06/01/2018

    […] LEIA: O que visitar em Dublin […]

  2. 06/05/2020

    […] Leia também: O que visitar em Dublin […]

  3. 26/05/2020

    […] para Roma com a minha amiga e irmã Ana e seu marido Dani. Visitei eles em Dublin e de lá fomos para Itália usando a Aer Lingus, companhia aérea irlandesa. O voo teve duração […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido