O que NÃO fazer no intercâmbio: dicas indispensáveis

Fazer intercâmbio é um sonho de muitos brasileiros e que se tornou alcançável há não muito tempo atrás. É algo novo e agora acessível por muitas pessoas que nunca nem pensaram que seria possível viajar para estudar.

Porém, a experiência do intercâmbio pede alguns cuidados para fazer o investimento valer a pena! Trabalhando com intercâmbio desde 2014, percebi ao longo do tempo que algumas atitudes não combinam com essa experiência e que podem inclusive estragar todo o seu planejamento à longo prazo.

via GIPHY

Veja dicas indispensáveis para seu intercâmbio:

  • falar em português fora da escola

Esse é o mais comum e infelizmente um dos maiores erros do estudante brasileiro. Dentro da escola a obrigatoriedade é se falar inglês a qualquer custo, mesmo que você fale errado. O professor estará ali para te auxiliar a corrigir esses erros. Mas, fora da escola, é muito mais confortável falar apenas em português, porém é um dos erros mais fatais!! Quanto mais você praticar o inglês, seja dentro ou fora da escola, mais rápido você se torna fluente no idioma! Lembre-se: sempre tente falar em inglês, mesmo que saia errado num primeiro momento. 


Leia também: Passo a passo para planejar seu intercâmbio


  • fazer amizades apenas com brasileiros

É super normal fazermos amizades com outros brasileiros porque é mais fácil de conversar e um ajuda o outro a passar pela experiência. Mas, para praticar o idioma e rolar aquela troca cultural impagável, fazer amizades com estrangeiros também é uma boa e vale suuuuper a pena! Também vale fazer um acordo com o amigo brasileiro: falar somente em inglês! 

  • ligar pra casa toda hora

A saudade bate forte, principalmente se for um programa de estudo longo, tipo 1 ano de duração. Mas te faz crescer quando você evita ligar pro seus pais e familiares toda hora, desenvolve a independência e você supera a saudade mais rápido.

  • gastar o dinheiro todo na primeira semana

Quem não quer sair comprando tudo que sempre sonhou porque lá fora é bem mais em conta? Já vi muita gente comprar vááárias coisas em um só dia e no final não ter dinheiro nem pra comer! Sendo assim, é fundamental fazer um planejamento de gastos antes e durante a viagem. Claro que comprar uma coisinha ou outra faz parte, mas faz parte do processo saber (ou aprender) a administrar seu dinheiro enquanto viaja sem a família.


Saiba mais: Os benefícios de fazer intercâmbio


  • se limitar à escola – vá explorar a cidade e praticar o idioma com locais!

A outra melhor parte do intercâmbio é estar em um país diferente. Portanto, não deixe para praticar o idioma apenas na escola. Saia, explore a cidade, converse com comerciantes, faça perguntas, peça informações dos lugares, enfim. CONHEÇA.

Photo by javier trueba on Unsplash
  • Nem tudo vai ser como nos filmes

Pode ter certeza que, dependendo do tipo de intercâmbio que você for fazer, nenhum ônibus amarelo vai te buscar em casa! Pelo contrário, você vai ter que levantar cedo, pegar o ônibus como qualquer local e se deslocar até a escola. Em muitas cidades, o transporte não é tão melhor como em cidades grandes como São Paulo, e isso precisa ficar muito claro para todo intercambista. 

  • As coisas vão dar errado – e tudo bem também!

Às vezes, as coisas dão errado. E dar errado também faz parte da experiência, porque te ensina a fazer certo na próxima vez, ou se planejar melhor. Portanto, controle as expectativas e aproveite ao máximo!

Agora que você já sabe como não estragar todo o seu planejamento, é só fazer as malas e se preparar para uma das maiores experiências da sua vida! 😍

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Michelle disse:

    Dicas ótimas, principalmente com relação a falar inglês fora da escola. É super importante e é o que vai dar a prática que a gente precisa sobre o idioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido