Itu, a cidade onde tudo é gigante

Itu é uma cidade que fica no interior de São Paulo, localizada a 100km da capital. A cidade é considerada um berço histórico da República, já que por lá tivemos inúmeros marcos na história do nosso país.

Para chegar em Itu o melhor jeito é ir de carro, para ficar livre para transitar pelas vielas da cidade e explorar os arredores. Aproveite e alugue o carro do seu passeio pelo banner abaixo, e ajude o Livre Embarque a ganhar uma pequena comissão 🙂

Por tudo ser exageradamente grande, esse se tornou o principal motivo da cidade ser famosa e turística. O ponto mais marcante é o orelhão gigante que fica na Praça da Matriz, que fica sempre lotado de turistas tentando pegar o melhor ângulo para suas fotos. Ainda por lá é possível encontrar outro ponto turístico que vive lotado de pessoas posando para fotos: o grande farol!

No dia que fomos, estava acontecendo uma festa italiana na praça principal, portanto a cidade estava bem mais cheia do que o normal. A festa envolvia principalmente a parte gastronômica italiana, e tinha bandinha ao vivo. Itu é cheia de charme e pode ser explorada em um dia.

Parte Histórica

Além da parte em que tudo é gigante na cidade, Itu tem título de cidade histórica. Ela foi o berço da criação do Partido Republicano, lá em 18 de abril de 1873, durante a Convenção de Itu. Tudo isso aconteceu no lugar que hoje é o Museu Republicano de Itu. Ele é aberto à visitação de terça à domingo, das 9hs às 17hs, com entrada gratuita! Vale muito a pena a visita, pois o lugar ainda abriga móveis, fotos, pinturas, objetos e documentos da época da República Velha, além de um belíssimo jardim francês na parte detrás.


DICA: levar crianças para conhecer o museu em época escolar é uma ótima opção pois elas verão in loco
o que estão aprendendo em sala de aula!


Fotos internas do Museu: http://www.mp.usp.br/museu-republicano-de-Itu

Arquitetura de Itu e a atmosfera do interior

Muita coisa ainda está conservada em Itu, mostrando ser ainda uma típica cidade do interior. Impossível não reparar em sua arquitetura belíssima e quase que intocada, principalmente no centro da cidade. Escolas, casas, restaurantes, a maioria ainda mantém os traços da época em que a cidade se tornou marco histórico para o Brasil.

O mais legal é que as pracinhas são próximas e além de possuírem pontos turísticos, as crianças podem se esbaldar com um trenzinho que anda pela cidade (e que eu andava quando era pequena – e amava!), parquinhos e feirinhas para toda a família aproveitar.

Itu é uma boa pedida para quem quer escapar da correria da cidade grande. Com boas opções de gastronomia, história e a calmaria do interior, vale muito a pena pegar a estrada cedinho e ir conhecer essa cidade onde tudo é gigante! E já que falamos de gastronomia, a pedida para o almoço e que sempre paramos pra comer é o  Restaurante Requinte Caseiro, que possui o melhor nhoque que já comi na vida, além de várias opções no self service. O restaurante se encontra numa das principais ruas de Itu (R. Barão do Itaim, 180), numa casa antiga e aconchegante que te faz voltar no tempo!

Não perca a chance de explorar ainda mais essa cidade completamente diferente permanecendo durante o fim de semana por lá! Veja abaixo algumas indicações de hoteis:



Booking.com

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido