Dicas para planejar sua viagem sem stress

Sempre que planejo minhas viagens, eu costumo pensar sobre tudo com meses de antecedência. Com exceção da viagem para a Europa, que eu planejei em Fevereiro e viajei em Maio, mas eu já tinha experiência em vários pontos, portanto não ficou uma viagem corrida nem com grandes problemas. Nenhum, na verdade.

Abaixo cito algumas coisas que faço quando tenho planos de viajar para algum lugar, principalmente para o exterior:

  • Compro dólar/euro 1x por mês: defino um valor que cabe dentro do meu orçamento e compro moeda estrangeira despretensiosamente. Faço isso para aproveitar o câmbio do dia e ter moeda em espécie para quando for viajar. Ajuda a economizar.
  • Uso aplicativos que me mostram os melhores valores de passagem aérea: Momondo e Kayak. Penso em datas e como posso flexibilizar para poder pesquisar valores mais em conta. Considero que o valor das passagens caem em dias específicos: meio de semana, segunda feira e domingo. Para saber mais sobre apps úteis, veja nosso post sobre o assunto clicando aqui.
  • Para a hospedagem, acredito que é a parte que mais fico receosa e pesquiso com mais detalhe. Agora com o Airbnb é mais tranquilo, mas sempre considero alguns pontos: localização e entornos, principalmente pensando no período da noite; classificação e comentários sobre o local, valores e higiene. Veja as dicas pra escolher uma boa hospedagem.
  • Se é um lugar que eu nunca fui, pesquiso bastante sobre o local e anoto tudo que tenho vontade de conhecer. Olho no mapa a localização dos lugares e faço um roteiro em que posso ver as coisas próximas umas das outras.
  • Pesquiso também como funciona o transporte e como posso tornar isso um ponto mais barato da viagem. Às vezes comprar um passe mensal, mesmo que você fique pouco tempo, compensa mais, pois terá mais liberdade de usar o transporte.
  • Se você tiver um plano de internet móvel internacional, isso te ajuda bastante. Você pode consultar endereços, caminhos e ver mapas para chegar mais rápido onde você quer ir. Você pode inclusive criar um mapa customizado pelo Google Maps, marcando apenas os lugares que quer ir! Para saber como, clique aqui.
  • Sempre levo uma bolsinha pequena que posso usar enquanto ando pela cidade. Nela levo apenas o essencial: algum dinheiro, uma cópia do meu passaporte, mapa, celular e uns trocados (em alguns lugares só aceita moedas para comprar passes de metrô, por exemplo).
  • Na semana anterior da viagem, já deixo as malas abertas em um canto do quarto e tudo que eu for lembrando, vou colocando lá dentro para não esquecer de levar. Para ajudar, faço listas também. Lista de presentes, de coisas a levar, coisas a trazer, lugares a conhecer.

Vejo todos esses pontos com antecedência, marco a viagem, compro a passagem e espero ansiosamente o dia chegar! Um detalhe importante: não se prenda ao seu roteiro. Surpresas boas acontecem no caminho que tornam a viagem mais aproveitável!  É fundamental ver tudo com antecedência, mas é bom deixar espaços para as surpresas que o local pode te proporcionar!

Se você tiver alguma dúvida em planejamento ou criação de roteiro de viagem, consulte-nos na página Viaje Agora!

fonte: pinterest

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido