Rocky Mountains: conhecendo as montanhas Canadenses
Quando estava me programando pra conhecer Vancouver, todo mundo me falava que ir ao Canadá e não conhecer as Rocky Mountains, era o mesmo que simplesmente não conhecer o Canadá at all! Resolvi ir pesquisar e as fotos realmente denunciavam a beleza incrível das montanhas rochosas. Resolvi incluir no roteiro e começar a economizar para fazer o passeio tão promissor.
Posso começar dizendo que tudo o que me falaram era balela. Era pouco demais perto do que realmente são as Rocky Mountains. Porque tudo o que eu vi na viagem de 4 dias que fiz era simplesmente MUITO MAIOR do que poderiam descrever!
Como fazer o passeio até as Rocky Mountains?
Inicialmente pensei em fechar o passeio com uma agência, porém dentre as minhas pesquisas constatei que as escolas de inglês oferecem esse passeio. Como fui para Vancouver para um intercâmbio, eu poderia resolver tudo diretamente com a escola, e foi o que fiz.
A empresa responsável pela viagem e que vende os ingressos para a maioria das escolas em Vancouver é a West Trek Tours. Você pode fechar a viagem diretamente com eles, mas saiba que pagará o valor cheio. Se você fecha pela escola, paga o valor de estudante, que tem desconto. Como fechei pela escola, o valor foi de CAD 419. Essa empresa oferece mais de uma opção para as Rocky Mountains e na época que eu fui, a opção disponível era a Rockies Winter Explorer Tour, por conta também das datas: fiz a viagem do dia 11/10 a 14/10.
O que está incluso?
Todas as estadias estão inclusas, e os hoteis que ficamos são todos de rede conhecidas de hoteis. Café da manhã está incluso e o programa prometia 1 jantar BBQ, mas acabou não rolando. Nenhum passeio pago está incluso, você precisa pagar a ida na Gondola em Banff (CAD 65) e a visita ao Glacier (CAD 75). Valores vigentes em outubro/2019 e devem ser pagos em dinheiro.
O que levar para o passeio?
Como são 4 dias de viagem, fiz a minha malinha de mão e levei casacos diversos, luvas, calças térmicas, bota e tênis, além do chinelo claro. É um ônibus normal de viagem então é possível levar uma mala média. Esteja preparado para o frio, principalmente se você for na época que eu fui ou até depois. Botas antiderrapante, sapatos à prova d’água são uma ótima pedida pra levar na mala. O inverno é rigoroso e por isso muitos lugares até fecham por conta da grande quantidade de neve, comprometendo o passeio.
O que são as Rocky Mountains?
Antes de mais nada é preciso explicar a que se refere as Rocky Mountains. É uma cadeia de montanhas rochosas gigantescas, encontradas na região de Banff e Alberta, entre outros lugares inclusive dos EUA, que no período de inverno ficam cobertas pela neve e promovem paisagens cinematográficas, além dos lagos glaciais. Por estarem em uma área de cerca de 3mil milhas (segundo o google), a viagem levou 4 dias de ônibus.
Abaixo vocês poderão conferir um vídeo onde coloquei todas as filmagens que fiz dessa viagem inesquecível. A câmera muitas vezes não conseguia captar a grandeza das paisagens, mas fica o registro desse sonho!!
O passeio
Nos encontramos todos no Canadá Place e partimos às 7:15 da manhã. O passeio é composto pelo ônibus, um guia e o motorista. O primeiro dia é basicamente de muita estrada, e paramos a cada 2hs para todos poderem ir ao banheiro, uma vez que usamos o mesmo ônibus por 4 dias e não seria nada fácil se todos resolvessem usar o banheiro do ônibus durante esse período.
Logo no primeiro dia já foi possível ver neve na estrada e as lágrimas correram pelo rosto pois nunca tinha visto neve na vida! E esse era só o começo.
Por todo o passeio, passamos pelas cidades de Hope, Kelowna, Golden, Calgary, o parque Nacional de Banff, a cidade de Banff e vários lagos que eram verdadeiros cenários de filme, como Lake Louise, Lake Minnewanka e Lake Moraine. As paradas para dormir aconteceram em Revelstoke, Calgary e Golden.
Era impossível não se emocionar com as paisagens à frente de nossos olhos. Nem o frio superava tanta imensidão e a beleza de tudo o que vimos. Foi uma viagem que valeu muito a pena, pois até hoje nunca tinha visto nada semelhante. Os rios glaciais congelados, a transparência e o tom das águas, foi tudo muito incrível de ver e viver.
Parávamos nos lugares e ficávamos entre 15 a 30min para curtir e apreciar, e às vezes até mais tempo, dependendo do lugar. Em vários deles geralmente tem um café ou qualquer outro tipo de lanchonete pra quem quiser comer algo ou simplesmente aproveitar a vista.
Para chegar nessa vista do Lake Moraine, era necessário subir uma escada que na época estava coberta de neve. Claro que rendeu tombos de muita gente, pois a maioria não tinha nenhum equipamento antiderrapante. Mas a vista valeu muito a pena! Por lá pegamos em média -3 graus!