Liberdade: o bairro oriental em São Paulo

Vamos começar desmistificando um ponto importante: o bairro da Liberdade, o mais oriental de São Paulo, teve sua fundação no século passado por japoneses que imigraram para o Brasil. Porém hoje ele é habitado também por chineses e coreanos, e não somente japoneses.


Como chegar: melhor opção é chegar pelo metrô, descendo na estação Liberdade da linha azul do metrô. Mas você também pode alugar um carro clicando aqui


Um dos bairros mais turísticos de São Paulo garante boas compras, comida boa e inúmeras lojinhas que mais parecem labirintos com produtos importados. Você entra em um desses mini shoppings e parece que não vai sair nunca mais, de tanta opção, tantos andares e lojinhas a serem exploradas.

Seu cenário não nega a origem de seus habitantes, na família sempre brincávamos quando éramos menores e passávamos pela Liberdade: “chegamos no Japão!”. As luminárias vermelhas e brancas, chamadas de Suzuranto e instaladas em 1970, remetem ao estilo japonês, avisando a todos que chegam ao bairro que ali a maioria é oriental.

Confesso que não vou muito à Liberdade, mesmo morando em São Paulo. Acredito que por não comer comida japonesa acaba não me atraindo, mas o lugar é um paraíso para compras e bater perna. O melhor dia para ir é aos domingos, pois você confere a maioria das lojinhas abertas e principalmente a feirinha na porta da estação Liberdade.

Feirinha de domingo

Na feirinha você vai encontrar de tudo, desde bugigangas em geral até os pratos típicos. A galera fica mais tempo nas barraquinhas de comida e o cheiro domina o ambiente assim que você sai do metrô. Você encontra por lá pasteis, tempurá, guioza, yakisoba.. entre outras inúmeras opções.

Liberdade: o bairro oriental em São Paulo

Comida

Não sou a maior adepta da comida oriental – na verdade não como nada – mas os lugares mais frequentados e recomendados por quem anda sempre pela Liberdade é o típico Lamen Kasu, onde você pode degustar um dos pratos mais típicos do Japão.


LEIA TAMBÉM: Explorando o centro de São Paulo


Compras

Pra fazer compras na Liberdade, você precisa ir preparado para andar muito. Vá de tênis e prepare o bolso, pois nem tudo é tão barato como parece, você chega e encontra muitos produtos semelhantes aos da 25 de março, mas para encontrar valor em conta mesmo, você deve ir à 25 de março. Não deixe de conferir o Sogo Plaza, um shopping enorme e com vários andares de lojinhas, filmes, produtos orientais e restaurantes. Outro lugar que vale muito a pena é a Livraria Sol, logo de cara para a estação Liberdade, onde vende inúmeros mangás – se você é compulsivo por itens de papelaria igual eu, se prepare para surtar por aqui! Eu frequentei bastante esse lugar quando estava cursando design na faculdade. O preço é salgado mas muitas coisas você só encontra por aqui.

Karaokê

Os karaokês por aqui são definidos no geral em boxes reservados em que você paga por hora e/ou por música, e fica lá um tempo com seus amigos. Hoje o karaokê está bem difundido pela cidade, ultrapassando os limites do bairro da Liberdade, porém por aqui é mais fácil encontrar opções de músicas orientais.

Maquiagem

O paraíso das maquiagens e produtos de beleza é na Liberdade! Sério, eu sempre deixo pra comprar maquiagem por lá porque tem todas as possibilidades em produtos e marcas. Não que eu seja uma expert no assunto, mas lá os valores são em conta e os produtos são inesgotáveis! Uma das principais lojas é a Ikesaki e a Audrey, com vários andares só de produtos!!

Para quem curte a cultura asiática, o bairro da Liberdade é o melhor lugar para visitar em São Paulo. Aliás, este é o tipo de lugar que não pode faltar no seu roteiro enquanto estiver na cidade. Pode incluir na listinha do que visitar em Sampa!

Liberdade: o bairro oriental em São Paulo

Ana Luna

Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências pelo mundo! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. christina colella disse:

    uauh a liberdade e demais ate parece q estamos no japao

  1. 14/04/2018

    […] Leia mais: Liberdade, o bairro oriental em São Paulo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido