Roteiro de 3 dias para aproveitar Roma ao máximo
Estive em 2016 em Roma e foi a realização de um sonho que nunca achei possível conseguir realizar. Para quem estudou história da arte da na faculdade como eu, é literalmente estar numa sala de aula que não possui 4 paredes, pelo contrário, ali as aulas de história saem da imaginação e se tornam reais. Poder ver tudo aquilo de perto é realmente único e inesquecível!
Fui para Roma com a minha amiga e irmã Ana e seu marido Dani. Visitei eles em Dublin e de lá fomos para Itália usando a Aer Lingus, companhia aérea irlandesa. O voo teve duração de quase 4hs, mas saindo de São Paulo por exemplo a rota é outra, veja abaixo alguns voos disponíveis:
Chegamos no Aeroporto Fiumicino, que na verdade chama Leonardo da Vinci, mas fica na região conhecida como Fiumicino e é o aeroporto mais movimentado da Itália. Na volta, fomos para Dublin pelo Aeroporto Ciampino.
Indo do aeroporto para o centro de Roma
Para ir de Fiumicino para Termini (a estação central em Roma), pegamos um trem express chamado Leonardo Express e pagamos EUR14 para chegar até o centro. Compramos o ticket em um guichê quase na saída do Terminal. A viagem levou quase 40min de duração e descemos diretamente em Termini. Veja abaixo algumas fotos do trem e do trajeto que fizemos.
Ficamos hospedados em um Airbnb, e contei como foi a experiência nesse post. Estávamos a 10min andando do Coliseu, então isso facilitou muito o deslocamento pela cidade, principalmente no primeiro dia. Como eram apenas 3 dias para explorar a cidade, nós fizemos de tudo para aproveitar o tempo em Roma ao máximo. Portanto se o seu roteiro também é curtinho, prepare a mala com um bom tênis para bater perna!
Você também pode procurar uma boa opção de hospedagem através do booking! Veja abaixo algumas ofertas pra você já garantir sua hospedagem quando for pra Roma:
Nem todos os lugares tem wi-fi como em cidades como NY ou Londres. E se tem, pega bem mal o sinal. Nós só tínhamos internet no airbnb mesmo. Portanto ter um chip com dados de internet se torna essencial em Roma. Abaixo você confere uma boa opção, a Easysim4u que é parceira do blog e oferece vários planos de internet.
1º dia
Resumo: andamos muito! Tínhamos pouco tempo, muitos lugares para ir e vontade de explorar a cidade. A sorte é que muitos pontos turísticos são próximos, então fazer tudo a pé é uma mão na roda! Estava realmente muito calor – fomos no começo de junho, pico do verão europeu – então chegamos no Airbnb, deixamos as malas, colocamos roupas mais frescas e fomos ver o que Roma tinha para oferecer.
Como chegamos já na hora do almoço, a primeira parada era para comer. Fomos comer bem pertinho do Coliseu em um dos inúmeros restaurantes com mesinhas nas calçada. Ali eu bati meu primeiro prato de macarrão legitimamente italiano e estava DIVINO – a cara de felicidade da pessoa define né? Comemos e fomos conhecer a cidade.
Já de cara vimos várias ruínas e uma delas é o Ludus Magnus, que era o lugar onde os gladiadores treinavam e se preparavam para lutar no Coliseu posteriormente. Esse lugar tem inclusive uma passagem direta para o Coliseu, descoberta muito tempo depois pelos historiadores.
Seguindo a lógica, a próxima parada era o imponente e único Coliseu. Nessa hora os olhos encheram de água, pois ver aquele monumento de perto era realmente algo que nunca pensei. O Coliseu é muito maior do que se imagina, está localizado no meio da cidade e toda hora é normal ver o lugar abarrotado de gente. É aquela típica situação em que você vai tentar tirar foto e nunca vai sair sozinha no enquadramento. Tenha paciência nesse momento e apenas aceite que, assim como você, outros turistas foram até Roma ver o famoso Coliseu.
Não íamos ver o Coliseu por dentro nesse dia, apenas no último dia então seguimos andando para ver os outros pontos turísticos. Logo em seguida passamos por uma área grande onde vários fóruns constituíram posteriormente o Fori Imperiali. Essa região é bem confusa pois não tem placas dizendo o que é cada parte, mas na verdade muitas coisas estão juntas no mesmo ambiente: Fórum de Cesar, Templo de Antino e Faustina, Basília Julia, entre outros.
Andando mais um pouco, podemos ver uma suntuosa obra que é o Museo Centrale del Resorgimiento ed il Sacrario delle Bandiere delle Forze Armate, localizado na Piazza Venezia. A praça é enorme e estava em reforma na época. Eu queria registrar tudo ao mesmo tempo nessa parte hahahha é tudo muito bonito e conservado.
A partir da Piazza Venezia, é possível seguir pela Via del Corso, conhecídissima por cortar boa parte da cidade de Roma e abrigar muitas lojas de marcas famosas, como H&M, Zara, Kiko entre muitas outras inclusive na região e ruas que cortam a Via del Corso.
Andando mais um pouco, você encontra a Via Delle Murate, que é a rua onde fica a incrível Fontana di Trevi, na Piazza di Trevi. Aqui é mais um lugar que você precisa exercitar a paciência, diria que até mais do que no Coliseu. O espaço onde fica a Fontana di Trevi só parece grande nos filmes e nas fotos, mas na verdade é bem pequeno, e aqui as pessoas brigam pra conseguir espaço e fazer a melhor foto em frente à fonte mais famosa do mundo. Não se espante com a quantidade de paus de selfie e as moedinhas na fonte. A Fontana di Trevi está cheia a todo momento, em qualquer hora. Fomos em dois momentos diferentes e na parte da noite parecia mais vazia, mas ainda bem cheia para o horário.
Dica Importante: você verá muitas fontes onde as pessoas param para beber água. Minha recomendação é que você NÃO BEBA essa água. Minha amiga bebeu e passou muito mal. Essa água vem dos canos subterrâneos, e se você não tiver costume com água oriunda de lugares com muito ferro, como é o caso de Roma, apenas não beba. Compre sua garrafinha e leve com você.
Logo em seguida, bem pertinho da Fontana di Trevi, demos de cara com o Panteão, que fica na Piazza della Rotonda. Essa é uma das construções mais bem preservadas de Roma e infelizmente não tive a oportunidade de ver o lugar de dentro e admirar sua cúpula. Porém, ao chegarmos por lá, logo na frente havia uma pessoa cantando em tons de ópera e aquilo me arrepiou dos pés à cabeça, de tão bonito!
Encerramos a caminhada do dia com um belo sorvete na Gelateria della Palma, que fica ali pertinho e possui mais de 150 sabores diferentes de sorvetes. É um verdadeiro desafio escolher quais opções você quer colocar na casquinha, porém qualquer um que você escolher será uma boa opção, já que nada é comparável ao verdadeiro gelato italiano!
2º dia
No segundo dia tínhamos agendado um Tour Gastronômico por Roma que duraria até depois do almoço. Ele aconteceu pelo bairro Testaccio, que é considerado um marco da culinária italiana e eu contei mais sobre esse tour neste post, veja clicando aqui.
Vaticano
No mesmo dia após o tour, a intenção era chegar no Vaticano, entrar na fila e esperar pra ver tudo por dentro. Quando decidi incluir a Itália no meu roteiro de viagem desse ano, meu primeiro pensamento foi: quero conhecer o Vaticano. Como leitora assídua dos livros de Dan Brown, meu desejo por conhecer aquele lugar surgiu lendo as aventuras de Robert Langdon desmistificando teorias da igreja. Não sou católica e não tenho costume de participar de rituais católicos. Mas eu precisava conhecer aquele lugar que abriga tanta fé e principalmente: tem uma arquitetura incomparável. Eu precisava ver aquilo de perto.
Por um problema de planejamento, quase que não consigo chegar no Vaticano. Para visitar o interior da Capela Sistina, é necessário ter um ingresso e aguentar a fila quilométrica que se forma na porta do Vaticano. Porém, os ingressos são vendidos até um horário limite, pois o último grupo entra até as 16hs. E quando fomos comprar, já não tinha mais ingressos. Meu desespero naquele momento tomou conta de mim. Eu não sabia como funcionava, achei que simplesmente não poderia ver aquele lugar. Depois eu entendi que, sim, é possível estar ali. Eu só não entraria nas igrejas. Logo pensei: ‘já estou aqui, ver de fora me basta neste momento. vamos mesmo assim.’ Por isso, minha recomendação é: compre seus ingressos com antecedência. Pesquise como funciona todo tipo de atração que você pretende visitar em qualquer lugar quando for viajar. Pegamos um hop on hop off diretamente do Coliseu e fomos para a região do Vaticano.
Descemos na Ponte Sant’Angelo e já dava pra ter noção do que nos esperava. Por ali, o caminho é suntuoso até o Castel Sant’Angelo, e muitos casais usam esse cenário para fazer seus álbuns de casamento. Logo após essa parte, percorremos mais um caminho logo à esquerda e chegamos à Piazza San Pietro.
Quando finalmente chegamos, a emoção bateu e não consegui evitar. Aquela construção, aquela energia única, foram recompensadoras. Mesmo não entrando nas igrejas, fiquei muito feliz de poder ver de perto aquele lugar cheio de fé e de vibrações positivas. Fiquei muito feliz mesmo e quis ver cada cantinho desse lugar especial e que só era possível de ver nos filmes e na televisão. Pra completar, seria o máximo se o Papa tivesse aparecido nesse mesmo dia. Soube que ele apareceu no dia anterior. Quem sabe na próxima né? 🙂
3º dia
Dedicamos esse dia para conhecer o Coliseu por dentro e almoçar de forma tranquila, para logo depois nos despedirmos de Roma. Como era o primeiro domingo do mês, a visita era gratuita, então não nos preocupamos em comprar ingressos. Porém a fila estava enoooorme! Tem um post detalhado sobre nossa visita, clica aqui pra ler!
Em seguida visitamos a Cordonata Capitolina, uma espécie de ladeira, projetada por Michelangelo, com duas estátuas de Castor e Pólux em seu topo, com o Palazzo Senatorio também logo no final da subida. E logo atrás é possível ver o Fórum de Cesar na sua mais famosa vista, conhecida por todo o mundo através deste ângulo.
Almoço de despedida
Voltamos da visita ao Coliseu e além de fazer umas compras na região da Via del Corso, fomos almoçar em grande estilo para nos despedirmos de Roma. Por ser domingo, tudo estava lotado. Até que encontramos a Pane e Salame, pertinho da Fontana di Trevi. Com uma rápida fila de espera, o lugar com um ambiente agradável oferece boas opções de petiscos, vinhos e sobremesas ótimas. Fechamos a viagem com uma boa opção gastronômica e com chave de ouro!
Veja também: Museus famosos que podem ser vistos online
Outros passeios em Roma
Além de garantir seus ingressos para a Capela Sistina e outros museus, Roma tem bastante coisa para ser explorada e você pode ver e garantir tudo com antecedência! Veja abaixo algumas opções na cidade:
2 Resultados
[…] LEIA TAMBÉM: Roteiro de 3 dias para aproveitar Roma ao máximo […]
[…] Não deixe de ler: Roteiro em Roma de 3 dias […]