Viajando durante a pandemia: como se proteger
Minha postura durante esse período de quarentena e pandemia é apenas sair de casa se for necessário, indispensável. E nesses motivos necessários, eu entendo como: trabalhar, sair para comprar comida e remédios, ir ao hospital, enfim. Tudo que realmente é estritamente necessário.
Precisamos falar que viajar por lazer não é necessário agora. Na verdade, viajar agora, estar na rua por lazer ou por qualquer motivo que não seja necessário só atrapalha ainda mais no controle da contaminação. Ficar em casa é a atitude mais segura neste momento, tanto pra você, quanto pra sua família e para os outros no seu entorno. É questão de empatia.
Mas também sei que muitas pessoas precisam viajar por vários motivos: trabalho, familiar doente e que necessita de cuidados e suporte pessoalmente. E também tem a galera que viaja com pandemia ou sem pandemia, pois não aguenta mais ficar em casa. A verdade é que o COVID-19 é aquele vírus que o seu combate só se dá com vacina e trabalho em grupo de prevenção ao contágio. E a gente sabe que trabalho em grupo nunca funciona muito bem né?
Dicas para se proteger durante a pandemia
Se você precisa se deslocar para outro lugar que não seja a sua casa e ficará hospedado em hotel/pousada, é necessário conferir alguns procedimentos e seguir regras de higiene para a sua segurança:
- escolher bem antes da viagem o hotel/hostel que você vai se hospedar é fundamental;
- ao adquirir o Seguro Viagem, é importante saber se a cobertura escolhida cobre o COVID-19;
- conferir protocolos de segurança de cada estabelecimento, que deve estar disponível para leitura do hóspede, tanto online quanto no hotel;
- álcool em gel no quarto e nas áreas comuns disponíveis para os hóspedes (mas se puder levar o seu também, melhor ainda!);
- troca dos lençóis e toalhas: qual é a frequência? Caso esteja insegura com essa questão, recomendo que leve sua própria roupa de cama e toalhas;
- distanciamento social em ambientes comuns e ocupação reduzida;
- uso de máscara obrigatório em ambientes comuns, tanto por hóspedes quanto por funcionários;
- compartilhamento de quartos: qual é a capacidade segura?
- possibilidade de check-in online.
Também é interessante conferir com qual frequência os ambientes comuns passam por limpeza, por exemplo banheiros compartilhados em hostels.
Além dessas medidas de segurança, o viajante também precisa fazer sua parte. Lembrar sempre de levar máscaras a mais, higienizar as mãos com frequência, fazer uso constante do álcool em gel, e manter o distanciamento social.
Cumprindo essas premissas, tanto em viagem ou no dia a dia, juntos poderemos combater a contaminação do coronavirus, para voltarmos ao ritmo normal assim que possível.