trabalho voluntário

Fazer trabalho voluntário é extremamente gratificante e enche o coração de amor. Imagina fazer isso em outro país, mais precisamente onde o lugar carece de uma atenção maior por parte do resto do mundo, como a África por exemplo. Além de ajudar um lugar necessitado, você pode conhecer a cultura completamente diferente e ainda explorar novos lugares.

Tipos de trabalho voluntário

Existem vários tipos de trabalho voluntário pelo mundo, e muitos deles não envolvem pessoas, mas sim reconstrução de casas e comunidades destruídas. Veja alguns deles:

  • aliar curso de inglês + cuidar de crianças
  • voltado para esportes, como futebol
  • construir casas e tudo que precisar
  • treinar idioma
  • cuidar de animais
  • voltado para o meio ambiente e trabalho sustentável
  • hospitais

Os programas de esporte utilizam habilidades e técnicas do futebol, por exemplo, para desenvolver disciplina e novos horizontes para as crianças e jovens carentes.

Já os que envolvem animais são focados em auxiliar bichinhos que estão feridos, perdidos ou que saíram recentemente de cativeiros. Após a reabilitação, o objetivo é readaptá-los ao meio ambiente ou procurar um novo lar para eles.

Quando é necessário auxiliar na parte educacional, o candidato é orientado a instruir crianças e jovens em suas tarefas, ensinando matérias básicas como inglês, matemática, artes entre outras. O objetivo é ajudar a criar oportunidades futuras através da educação.

Pré-requisitos

Para cada tipo, há um programa que os voluntários devem seguir para poder atender as crianças dentro de suas necessidades. Além de muito amor, é necessário estar aberto à novas culturas e não ter bloqueios com costumes diferentes dos seus. Ter habilidade e paciência também são fundamentais, pois você estará ali para auxiliar aquela pessoa a ter um momento legal e se tornar alguém melhor. Alguns programas também pedem para que o candidato não tenha antecedentes criminais.

Muitos lugares possuem dialetos próprios, mas o inglês ainda impera, portanto ter um nível de inglês intermediário a avançado é fundamental para conseguir ajudar os necessitados.

Onde é possível fazer trabalho voluntário

Nem só de África se faz o trabalho voluntário, apesar do destino precisar muito de mãos que ajudem. Outros lugares também oferecem o programa, como China, Vietnã, Tailândia, Sri Lanka, Nepal, Índia e tantos outros que você pode escolher para ajudar.

Investimento e duração do programa

Os programas de voluntariado podem durar de duas semanas até 6 meses – ou mais, se a pessoa quiser estender. Em relação a outros intercâmbios, o investimento é baixo e começa a partir de R$ 3mil.

Como participar?

Existem várias empresas que podem fazer a intermediação e te ajudar no processo para participar do trabalho voluntário. Porém você pode contactar instituições que te oferecem inúmeras opções de onde trabalhar, no que trabalhar entre outras informações. A Workaway é uma dessas instituições que te ajudam no processo para decidir a melhor opção dentro do que você procura.

Você pode conferir o relato de quem já fez trabalho voluntário clicando aqui e aqui para saber mais como funciona esse programa que muda a vida de todos os envolvidos!

Importante saber

O Brasil é um país que além de praticar o trabalho voluntário, também necessita de atenção em diversas regiões. Famílias inteiras no nordeste e no norte precisam de ajuda do próximo – ou muitas vezes a ajuda é necessária na sua própria cidade – portanto, o intercâmbio também pode acontecer dentro do país. Vale a pena procurar por aqui e começar a mudar o mundo a partir do nosso cantinho 🙂

Posts Relacionados

Share:
Escrito por Ana Luna
Fez intercâmbio, trabalha com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil