Nova York: roteiro e dicas para curtir a Big Apple
Depois de muito me programar e economizar, finalmente consegui fazer as malas e ir para Nova York! Embarquei sozinha para ficar 1 semana na cidade e antes disso, fiz um roteiro para poder aproveitar o máximo possível e visitar os lugares que eu sempre quis ver de pertinho!
Porém, a cidade é tão plural, tão cheia de coisas pra fazer, que eu poderia dizer que 1 semana talvez não seja o suficiente pra ver tudo, mas os pontos principais é possível conferir de perto dentro desse período. Então na montagem do roteiro eu tive que escolher e priorizar o que eu mais queria ver.
Importante lembrar que por ser uma das cidades mais agitadas, se não a mais agitada do mundo, é 100% seguro para mulheres viajando sozinhas. Eu nunca me senti tão segura em um lugar quanto em NY. A prova disso é que tive dias em que voltei tarde da noite para o hotel, precisava andar com o celular na mão praticamente o tempo todo para verificar onde ficavam os lugares e como chegar, e em nenhum momento precisei me esquivar ou até mudar meus planos e ações por conta disso. Nova York é muito segura e é um dos melhores lugares para nós mulheres que queremos desbravar esse mundo sozinhas! 🙂
Como chegar em Nova York
A cidade de Nova York tem 2 aeroportos grandes e um outro que fica em Newark, New Jersey. O aeroporto mais movimentado e com mais voos internacionais é o JFK (Aeroporto Internacional John F. Kennedy) e o outro é o La Guardia. Veja abaixo os voos para NY. Eu fiz GRU-JFK, operado pela LATAM e American Airlines:
Quando cheguei no JFK, como não sabia ainda como funcionava o metrô e estava com malas pesadas, decidi pegar um transfer direto para o hotel e no final foi a melhor coisa que fiz. Como o JFK fica a 25km de distância de Manhattan, o caminho que o transfer fez já era um tour pela cidade e que passou por vários pontos turísticos. Indico que quando você chegar no aeroporto faça o mesmo. Abaixo é possível garantir seu transfer com a mesma empresa que usei, ou se você estiver com mais pessoas, pode contratar outro clicando aqui:
Onde se hospedar em Nova York
Por conta do trabalho, fiquei em uma acomodação parceira da empresa, restrita a estudantes. Mas existem várias opções com valores acessíveis mesmo em Manhattan e que você pode dar uma pesquisada. Neste post aqui falei um pouco sobre algumas delas. Se você optar por um Airbnb e for utilizar o sistema de hospedagem pela primeira vez, você pode inclusive ganhar $130 para a sua primeira reserva clicando aqui! Ou se você ainda não sabe em qual local vai se hospedar, você pode verificar algumas opções abaixo ou até clicar no banner e ver mais opções oferecidas pelo Booking.com:
Como andar pela cidade
No geral eu me locomovi mais por metrô e algumas poucas vezes de ônibus. O metrô parece um bicho de 7 cabeças a princípio, mas o segredo está na direção em que você quer ir (Downtown e Uptown). Para andar de metrô e ônibus, comprei o Metro Card por USD33 para utilizar por uma semana, ilimitado.
O que ver pela cidade
Eu sempre quero ver muitas coisas nos lugares que viajo porque pesquiso muito, me interesso por muitas coisas, mas Nova York por si só já tem toda a sua publicidade feita. A única coisa que precisei fazer foi verificar no mapa quais lugares eram mais próximos de outros e estruturar tudo isso de forma em que ficasse acessível e eu não perdesse tanto tempo nos deslocamentos entre as atrações turísticas. E de fato, são muuuuitas coisas pra ver e acredito que 1 semana não foi suficiente, então tive que escolher tudo o que queria visitar.
Começando pelos clichês, mas que não podem faltar na sua lista de jeito nenhum:
Rockefeller Plaza
Esse incrível complexo de prédios nada mais é do que uma grande e divertida área onde além dos prédios em volta, você também encontra a famosa pista de patinação em temos mais frios, e a decoração de natal, com a incrível árvore de Natal que é inaugurada em Dezembro. Está localizado entre a 48th e a 51th st, em Midtown. Por ali você também encontra o Top of The Rock e o Radio City Music Hall, que recebe vários shows durante o ano e é palco das gravações do Saturday Night Live. Ali pertinho, do outro lado da rua você encontra a casa da NBC, onde é possível ver um estúdio com paredes de vidro, portanto todas as gravações, principalmente do Today Show e shows externos você pode ver da rua mesmo!
Grand Central Station
A principal estação de Nova York recebe metrô e trens de todas as partes e é a maior estação do mundo, com mais de 40 plataformas. No começo é bem confuso andar por ali, confesso que me perdi mas não foi nada desesperador. Nos seus andares inferiores é possível encontrar uma praça de alimentação com inúmeras opções de comida e restaurantes. Vale a pena parar por ali e comer, admirando a arquitetura linda desse lugar! Não deixe de reparar no teto super lindo e com desenhos 🙂 #xoxogossipgirl
Times Square – de dia e de noite
Esse é o lugar em que a cidade não para, não desliga, não dorme. E mesmo assim, se torna bem diferente de dia e de noite. Sempre cheia de turistas, só vi mais vazia quando fui no primeiro dia que estava chovendo (até as famosas escadas estavam vazias!) De noite, além de estar cheia de turistas, as luzes dos billboards realmente fazem com que você se sinta em um lugar completamente diferente! Tudo por lá é exagerado de grande e iluminado!! Algumas lojas inclusive ficam abertas 24hs – a madrugada é o melhor horário para fazer compras pois as lojas ficam mais vazias.
Passei por lá várias vezes porque simplesmente era caminho para ir para outros lugares. É um lugar único ♥ Não estranhe os inúmeros pau de selfie e não fique com vergonha de pedir pra tirarem uma foto sua se você estiver sozinha. Todo mundo ali é turista e também quer garantir seu registro na Times Square!
CURIOSIDADE: Não existe uma rua chamada Times Square. A Times Square nada mais é do que o espaço entre o quadrilátero que fica entre a Broadway, a 46th e 47th, e a 7th street! Ali é possível ver de perto a tradicional contagem regressiva para o ano novo, onde a bola desce até o One Times Square.
Flatiron Building
Este edifício não aparece com frequência nos roteiros em Nova York, mas eu considero que vale muito a pena ver de perto este prédio com arquitetura tão diferente! Em formato de ferro de passar roupa, foi um dos primeiros arranha-céu construído na cidade e hoje é o edifício mais antigo de Nova York. Logo ao lado é possível visitar o Eataly e conferir o parquinho dos cachorros que fica por ali também – o Madison Square Park, além da loja da LEGO, do outro lado da rua. Na frente, em dias mais quentes, também podem ser encontrados alguns food-trucks.
Top of the Rock
Esse é um dos meus lugares preferidos para ver a cidade de Nova York! E eu achei, antes de ir, que seria o Empire State, mas a graça é ver o Empire de frente, e no Top of the Rock isso é possível. Ele fica localizado no Rockefeller Center como informei ali em cima, e pode ser visitado com o City Pass. Marque sua visita com antecedência e escolha a melhor hora: a do pôr do Sol. Foi o melhor entardecer que eu já vi na vida! Fiquei muito feliz e emocionada de poder ver isso no melhor lugar e no melhor horário!
Dica: por ser muito disputado, sugiro que marque MESMO com antecedência para ver o pôr do sol e chegue cedo. Leve também um casaco pois venta muito e não estranhe se seu celular não tiver sinal lá em cima.
Madison Square Garden
Estive por duas noites seguidas no MSG para assistir a shows e confesso que fiquei muito impressionada com esse complexo de entretenimento. O Madison Square Garden não somente é palco de shows de grandes bandas como também é onde é possível conferir jogos da NBA, como o time da cidade, os Knicks e até os Nets. O Madison pode receber até 20 mil pessoas em um único jogo e é todo coberto, portanto se você for lá no inverno, o frio não será um problema. Também é possível fazer um tour pelo MSG, conferindo todos os bastidores! Clique aqui para saber mais.
Central Park
O Central Park dispensa apresentações e com certeza merece um post a parte que vocês poderão ler cheio de detalhes em breve, mas em resumo é sabido que este é o lugar que obviamente não pode faltar no seu roteiro em Nova York. Ele é imenso e por isso é bom ir preparado para passar o dia ou boa parte dele explorando as várias atrações que existem por lá. Alugue uma bike por lá mesmo e não deixe de conferir as mais famosas atrações, como o Strawberry Fields, homenagem a John Lennon, a famosa ponte ‘The Pond’, o carrossel, a pista de patinação, as fontes.. entre tantas outras coisas tão lindas e tão simples como sentar em um dos banquinhos e apreciar a paisagem!
Museu de História Natural
Saia do Central Park e dê de cara com o Museu de História Natural, também outro passeio para a família toda e que não pode faltar no seu roteiro de jeito nenhum! Com inúmeras salas e ambientes, sua coleção de itens no acervo é gigantesca. Já na entrada você se surpreende não só com o enorme esqueleto do dinossauro mas também com a arquitetura impecável e maravilhosa deste lugar. E sim, é tudo muuuito igual ao que nós vemos nos filmes!
Empire State Building
Essa joia da Art Deco, símbolo da cidade e da sua imponência, pra mim era um dos lugares mais esperados! Eu sempre amei demais esse estilo arquitetônico e quis muito conhecer e ver o Empire State de perto. E de fato ele é tão imponente quanto imaginei, quanto vimos nas fotos e vídeos. O ideal é subir nele para conferir o pôr do sol, mas eu subi de noite e foi tão lindo quanto! Ideal pra ter uma vista excelente de Nova York.
Aqui eu entrei usando o CityPass, mas é possível comprar seu ingresso na hora ou ter a comodidade de comprar pela internet só o do Empire State mesmo, clicando aqui.
One World Trade Center, Memorial 11 de Setembro e Westfield Shopping na Oculus Station
Todas essas construções ficam em um complexo de atrações em uma região que foi totalmente renovada na parte Sul de Manhattan, no mesmo lugar onde se localizavam as torres do World Trade Center. O One World Trade Center hoje o prédio mais alto de Nova York e foi construído em lembrança às torres gêmeas.
Já o Memorial 11 de Setembro recebe inúmeros visitantes todos os anos e abriga a história do atentado de 11 de setembro, contando através de objetos, áudios, ligações, fotos, vídeos e toda a pesquisa feita que reconstruiu aquele fatídico dia. Confesso pra vocês que eu realmente não volto nunca mais nesse lugar. Pra quem é mais sensível, como eu, não há condições de ver aquilo sem lembrar de toda a tragédia e não sentir a vibração do lugar, um ambiente verdadeiramente triste e com uma vibração muito negativa. Eu só fui porque estava incluso no CityPass, mas não volto mesmo.
Adquira ingressos para o Memorial
O Westfield Shopping além de ter uma construção super diferente e interessante que me lembra uma espinha de peixe, também possui saídas da Oculus Station, considerada uma das mais caras estações do metrô de Nova York. Todas essas construções foram feitas pós atentado e renovaram a região, tão marcada pela tristeza daquele dia.
CURIOSIDADE: Todos os dias, uma pessoa do Museu passa pelas enormes piscinas externas (conhecidas como Ground Zero, e que estão localizadas exatamente onde estavam as torres gêmeas) com várias rosas a serem colocadas nos nomes das pessoas que fariam aniversário naquele dia. Emocionante!
Brooklyn Bridge
Chegar na famosa ponte é muito fácil de metrô, e a estação mais próxima é a Brooklyn Bridge City Hall Station! Logo na entrada da ponte você verá muitos vendedores de souvenirs e confesso que ali eu me rendi e comprei vários imãs e chaveiros, uma vez que o valor ali foi o mais em conta que eu vi.
Prepare as pernas para a subidinha marota e fique atento aos ciclistas que precisam dividir espaço com os que estão a pé. Logo debaixo da ponte você vê muitos carros passando e dá um medinho, mas não olhe para baixo e continue atravessando a ponte e parando para registrar esse que é um dos pontos mais turísticos de Nova York e a vista incrível do River East. Na volta vale a pena descansar ali no City Hall Park 🙂
Highline Park
Confesso que tive muita expectativa sobre o Highline Park mas não atingiu muito o que eu esperava. Esta atração nada mais é do que uma linha de trem desativada, que foi renovada e se tornou um parque suspenso na cidade de Nova York. Com obras de arte a mostra, banquinhos e áreas de lazer, o Highline significa a reurbanização de um espaço anteriormente abandonado, com opções culturais para os visitantes.
Outros lugares para visitar e passeios para fazer em Nova York
Para quem é fã de Friends, não pode deixar de passar pela rua onde tem o prédio em que a fachada era filmada, e que na história era onde os amigos se reuniam na casa da Mônica. Não tem nenhum Central Perk embaixo, mas vale a pena ver o prédio de perto se você for muito fã mesmo! Se não for, pode pular esse item hahahha. Outra que também vale super a pena é a Love Sculpture. Não tem naaaada demais, mas é uma graça e a foto fica bem legal também 🙂
Quinta Avenida e Touro de Wall Street
Com inúmeras lojas de grife, endereço da St Patrick’s Cathedral, essa é a avenida mais glamurosa e mais cara de Nova York. Ela corta boa parte de Manhattan, passa do ladinho do Central Park e abriga a mais famosa Apple Store, além do Metropolitan Museum, a Public Library entre outros lugares que vale a visita.
Outro lugar bem turístico é Touro (ou bufalo?) de Wall Street. Lá é ABARROTADO de turistas, é bem difícil de tirar a foto então se você faz bastante questão, vá em horários com pouco movimento (muito cedo ou tarde da noite) e registre a foto como manda a tradição: pegando nos testículos e garantindo prosperidade para sempre! Não consegui a proeza por estar bem cheio, então fiz o registro ali do ladinho mesmo e rezei pra tradição acontecer mesmo assim hahahaha! A parte mais legal com certeza não é o Touro, e sim a menininha encarando o touro, a Fearless Girl. Essa estátua é bem mais nova, e nem todo mundo para pra ver ela. Eu lembrei da menininha na hora e consegui posar para a foto ali do ladinho dela, encarando o touro 🙂 #girlpower.
Para quem tiver tempo e quiser se aventurar, Coney Island é uma boa opção para passar o dia, além da icônica Estátua da Liberdade. Eu não fui visitar a estátua por conta do intenso frio na época. Eu tinha acabado de me curar de uma forte gripe e fiquei receosa do vento frio da baía me fazer ficar ruim de novo, então decidi não ir. Mas este passeio está incluso no CityPass e quem tiver tempo deve com certeza registrar esse passeio ao lado da Estátua da Liberdade. Isso também vale para as peças da Broadway como Aladin, Wicked, Chicago, Rei Leão e tantos outros ♥
3 Resultados
[…] é segredo pra ninguém que Nova York pode se tornar uma cidade cara quando se viaja para lá sem planejamento. Ficar pelo menos 1 semana […]
[…] partir daí você pode escolher qual atração quer visitar! Eu contei um pouco mais nesse post quais atrações eu visitei e como foi a visita em cada […]
[…] vistas no seriado “Gossip Girl”, o MET, Metropolitan Museum of Art está localizado em Nova York e abriga obras icônicas. Não espanta que a visita à este museu está na lista da maioria dos […]