Dicas para perder o medo de andar de avião
Ter medo de andar de avião é algo muito comum e normal. Tanta gente tem medo que faz até sessões de terapia para tratar isso e poder viajar tranquilamente (ou um pouco mais relaxado!). Esse medo pode ser resultado de vários fatores isolados ou até juntos, causando grande stress e claro, te impedindo de explorar esse mundo lindo.
Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa e também tenho um pouco de receio quando entro em um avião, aliás já contei aqui quando passei mal em um voo super longo. Isso é causado, no meu caso, por vários fatores: a ansiedade em si, tudo o que você vê na mídia sobre quedas de avião, o desconforto das cadeiras (esse motivo pega todo mundo né?), é até um pouco claustrofóbico pois é um ambiente fechado, lotado de gente e que você só vai poder sair quando pousar. Enfim… quando junta tudo é terrível né?
Porém com o tempo, depois da terapia e de saber quais são as causas da minha ansiedade – ou seja, me conhecendo melhor – eu desenvolvi algumas técnicas que amenizam e muito esse que pode ser o trauma de muita gente. Além disso, fiz um curso em que estudei o processo que envolve a queda de um avião, e sinceramente, para um avião cair muitas coisas precisam dar errado juntas, ao mesmo tempo. Para todos os problemas que ocorrem em um avião, sempre há um substituto para solucionar isso imediatamente. Na aviação inclusive tem uma teoria que chama Teoria do Queijo Suíço (também encontrada em outros setores como medicina e ambientes de trabalho), onde os problemas precisam passar por ‘vários buraquinhos do queijo até chegarem no final e darem errado’. Portanto, não é fácil um avião cair.
Sabendo disso, temos o primeiro motivador para andar de avião sem medo: “É realmente difícil um avião cair”, até porque, o tipo de transporte mais seguro é o avião e precisamos fazer as contas: milhares de voos decolam todos os dias e com o passar dos anos, o voos se tornaram mais seguros. Portanto, dá pra confiar né? Vamos para o restante das dicas que vão te ajudar e muito a viajar mais tranquila:
Se distraia durante o voo
Quando queremos que o tempo passe mais rápido, ocupar a mente é a melhor das opções. Pra mim, ouvir música é um santo remédio nesses casos, além de me distrair e me fazer sentir mais feliz. Ler um bom livro que prenda a sua atenção também é uma boa pedida em viagens mais longas. Minha mãe tem um ritual de sempre comprar palavras-cruzadas pra fazer durante o voo, o que também não é má ideia. Hoje as aeronaves oferecem inúmeros filmes e séries para o passageiro escolher e ver durante todo o voo.
Durma o quanto puder
Tudo bem que achar a melhor posição numa cadeira de avião não é das tarefas mais fáceis, mas quando se está com sono, posição não é o problema! Se puder dormir o voo todo, melhor ainda né? Eu fiquei sem dormir total entre a minha volta de Roma para Dublin, e quando voltei de Dublin pro Brasil, eu dormi o voo todinho! Estava esgotada e foi ótimo poder recuperar minhas energias durante aquele voo. Se puder não dormir na noite anterior para dormir no voo, é a melhor opção para a viagem passar mais rápido!
Se você não conseguir dormir, vale a pena conversar com seu médico sobre algum remedinho pra você tomar e relaxar durante o voo. Mas sempre converse com o médico e peça para ele receitar o remédio, nada de se automedicar!
Escolha bons assentos
Se você tem medo REAL, não sente nas janelas e escolha assentos logo na frente da aeronave ou em cima das asas. Sentar no corredor também te permite ter mais espaço e ter a liberdade de levantar quando quiser. Esses lugares dão uma sensação muito menor em caso de turbulências. PORÉM acredito que sentar na janela acalma mais, pois você se distrai vendo as belas paisagens que o mundo nos oferece. Analise direitinho e escolha o melhor pra você.
Desenvolva técnicas de respiração para se acalmar
Respirar fundo enquanto se está tenso ou ansioso ajuda e muito a se acalmar. Se você já conhece esse tipo de técnica, é neste momento que você pode por em prática. Se não, procure respirar fundo várias vezes até se sentir mais confortável. Você tem total poder sobre o seu corpo.
Voos diretos são melhores
Apesar de mais caros, os voos diretos te proporcionam mais rapidez para chegar ao destino. Quanto menos tempo dentro do avião, melhor. Além disso, voos diurnos também são boas opções pois tudo o que se vê pela janela pode distrair o passageiro.
Se depois de tudo isso você ainda se sentir extremamente insegura para viajar, procure um bom médico para tratar esse problema. Quanto mais relaxada e segura você estiver, mais lugares do mundo poderá conhecer, sem precisar ter medo do avião!