Seguro Viagem: Porque contratar
Diante de tantas notícias sobre pessoas que viajaram sem seguro e no final precisaram de atendimento médico em suas viagens, a importância de um post sobre este assunto se tornou primordial.
Antes de fazer meu intercâmbio, eu não fazia ideia do porque contratar um seguro viagem. Na verdade nunca nem pensei que precisasse. Depois, ao trabalhar com turismo, entendi os benefícios de ter um seguro. Vi e ouvi casos de pessoas que não contrataram e tiveram sérios problemas em suas viagens, tendo que arcar diretamente do bolso com as despesas médicas. Ter um seguro envolve vários fatores, como por exemplo:
- Despesas médicas no exterior são CARÍSSIMAS. Uma internação nos EUA pode chegar a custar mais de US$2000! Ninguém quer passar por isso enquanto viaja, né?;
- O seguro não cobre apenas despesas médicas, ele também cobre extravios de bagagem, algo que infelizmente se tornou comum;
- Além de despesas médicas, os seguros costumam cobrir despesas odontológicas e compras de remédios. Já vi gente quebrando dente em plena viagem e guess what? estava sem seguro;
- Vamos supor que você está viajando e uma emergência surge na sua família que ficou no Brasil, você quer voltar o mais rápido possível. Seguro também cobre esse tipo de acontecimento;
- Os seguros também cobrem repatriação do corpo caso uma fatalidade aconteça;
- Também costumam cobrir assaltos – sim, tem assalto na gringa e você não pode achar que não acontece, porque acontece sim, infelizmente.
O seguro precisa cobrir sua viagem INTEIRA. Desde o dia do embarque até o dia do desembarque, na volta ao Brasil. Além disso, existem opções para quem viaja e pratica esportes radicais, como por exemplo esquiar na neve. Geralmente o atendimento nessas condições exige um aparato muito maior e mais preparado para resgate. Portanto as seguradoras fazem um pacote e serviço especial para quem costuma viajar com esses fins.
Seguro Viagem no Brasil
Contratar um seguro não é recomendado apenas para viagens internacionais. Quando se viaja pelo Brasil também é necessário ter um seguro, porém não é obrigatório – mas é recomendado.
Tratado de Schengen
Se você vai viajar para a Europa, dependendo do país, o seguro viagem é obrigatório por lá. O Tratado de Schengen é um acordo entre 26 países que facilita a circulação de pessoas pela Europa, estabelecendo regras gerais. O seguro por lá é obrigatório e precisa cobrir no mínimo € 30.000 euros para todos os turistas. Os países participantes são:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Liechtenstein
Chipre
Portanto, ao fazer seus planos de viagem, nunca deixe de adquirir o seguro. Ele é indispensável e geralmente ninguém espera utilizar, até precisar de atendimento médico. É o tipo de serviço que não podemos economizar na hora de adquirir. Melhor viajar prevenido do que arriscar e não ter caso necessite.
Como contratar um seguro viagem?
Parece ser algo burocratizado, mas não é. Ao contrário, muitas empresas surgiram para tornar esse processo mais fácil e com isso também estimular as pessoas a viajarem mais seguras e tranquilas.
Sempre que for viajar, recomendamos acessar o site da Seguros Promo e da Real Seguro Viagem, ambas parceiras aqui do Livre Embarque, e comparar os preços de seguro que melhor se encaixam no seu planejamento de viagem. Independente de qual você escolher, é importante sempre viajar coberto. E a melhor parte dessas duas opções, além da qualidade no serviço, é que sempre tem um desconto válido!
Ótimo dica! Já anotei! 🙂