Cracóvia: Dicas do que fazer gastando pouco

Texto e fotos por: Gabriela Chiavegato

Para quem gosta de cidades pequenas, cheias de história e charme, a Cracóvia é o destino ideal para se visitar.

A cidadezinha do leste europeu é encantadora, o lugar perfeito para fugir do stress cotidiano e passar um final de semana tranquilo e mágico. Além de estar cercado de belas paisagens e sossego, para quem gosta, também tem muito ‘agito’ durante a noite.

5 dicas do que se fazer na Cracóvia

1. Para começar uma viagem inesquecível precisamos de um bom lugar para ficar, minha dica é o Flamingo Hostel (https://www.facebook.com/flamingo.krakow/). Localizado no coração da cidade fica perto de tudo: Bons restaurantes, bares, mercado, lojinhas para comprar presentes, monumentos históricos e muito mais. Além disso, o dono do hostel é um homem incrível, toda noite tem alguma atração como: jantares típicos poloneses, karaokê, visita aos bares etc, isso tudo para que os hóspedes se sintam em casa e tenham a possibilidade de conhecer novas pessoas e culturas. O melhor de tudo é o preço, aproximadamente 8 euros por dia.

2. Para o primeiro dia de passeio, minha sugestão é o Castelo Wawel, o castelo é bastante extenso e conta com diversos ambientes, muitos deles é necessário pagar para se conhecer, nada muito caro, mas para quem quer economizar e conhecer mais pontos da cidade é bacana fazer uma seleção antes de chegar lá, minha sugestão seria: Caverna do dragão, catedral wawel, museu catedrático João Paulo III e o Palácio real

Cracóvia: Dicas do que fazer gastando pouco

3. Depois de passar a manha visitando o castelo, nada melhor do que um almoço bem reforçado que nos dê animo e força para continuar o passeio. No centro da cidade tem muitos restaurantes a céu aberto, um ao lado do outro, todos com preços bem parecidos, então é só sentar e esperar que alguém te atenda. Um prato típico polonês que vale a pena experimentar é o Pierogi z mięsem ou Pierogi ruskie, são empanadas de carne ou queijo com batata muito saborosas. Depois do almoço, também indico provar o obwarzanek, parece uma rosquinha e tem vendedores em todo canto da cidade, e o melhor de tudo, é que é bem baratinho.

Cracóvia: Dicas do que fazer gastando pouco

4. Depois de recarregar as energias, indico uma visita a Praça do Mercado (Rynek Glómny), uma das maiores praças da cidade europeia, lá você encontra lembrancinhas, comidas típicas e muito mais. A visita a Praça do Mercado não é muito longa, então para quem ainda tiver disposição, vale uma visita as catedrais da cidade e aos parques.

5. Para finalizar esse roteiro, já que você está na Cracóvia, POR FAVOR, visite o Campo de Concentração de Auschwitz, fica aproximadamente 1:30h do centro da cidade, mas vale a pena. No próprio hostel vende os ingressos. É um lugar histórico, não vou falar que lá você tem a melhor sensação do mundo, afinal, diversas pessoas morreram lá, mas é indescritível estar em um lugar como esse cheio de historia, posso garantir que ao sair de lá você dará mais valor ao que tem.

Cracóvia: Dicas do que fazer gastando pouco

Essa seria a minha dica para quem quer conhecer a Cracóvia, vou confessar ao final dessa matéria que eu não tinha escolhido conhecer esse destino, fui fazer uma viagem com minhas amigas e elas já tinham feito o roteiro, mas sou muito grata pela escolha delas. Posso dizer com certeza que quem for visitar não vai se arrepender, é uma cidade linda, os poloneses que eu tive contato são muito educados e sempre querendo ajudar, meu coração dá até palpitadas de alegria de lembrar dos momentos que tive lá. Eu fui no final de setembro, é um mês bom para se visitar a cidade, ela não está muito lotada de turistas e o clima é agradável.

Cracóvia: Dicas do que fazer gastando pouco

Share:
Escrito por Ana Luna
Fez intercâmbio, trabalhou com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil