Guia da Baixada Santista

Uma das idealizadoras deste blog, jornalista e principalmente amiga querida, vai contar em uma série de postagens um pouco sobre sua cidade natal e um dos principais pontos turísticos do Estado de São Paulo: Santos. Vem conhecer a baixada com a Karina Carneiro!

Texto de Karina Carneiro

No post de hoje, eu me apresento e escrevo um pouco pra vocês sobre a cidade de Santos, no litoral de São Paulo. E vou tentar te trazer pra junto de mim nessa viagem, te mostrando como pode ser maravilhoso visitar essa Cidade que eu tanto amo e tenho orgulho em morar!

Seja qual for sua intenção de viagem, Santos é o caminho certo para você. Tanto em esportes, passeios culturais, conhecimentos históricos ou simplesmente para apreciar uma pela paisagem. Acredito que seja um dos lugares mais completos que existam. E eu vou te mostrar o quão incrível pode ser um tour por essa cidade da Baixada Santista.

Você pode visitar a cidade de duas maneiras: Vindo de outros municípios da Baixada, vindo de carro pela estrada com trecho da Ecovias ou vindo do Litoral Norte, através da Balsa que liga as cidades de Santos e Guarujá. Mas, para ter uma noção do que eu vou te contar, sugiro que o primeiro lugar a visitar seja a praia.

A orla de Santos um dos lugares mais bonitos e de mais orgulho para os moradores. Com extensão de 7km, o jardim é considerado o maior jardim frontal do mundo. Aqui, é possível olhar a qualquer hora do dia, pessoas nas areias, andando pelo calçadão, praticando exercícios ou simplesmente sentadas nos bancos e nas praças do lugar curtindo o visual. Isso não é uma cena incomum de se ver por parte dos moradores.

Após conhecer as praias, você está preparado para desbravar a cidade de Santos e conhecer um pouco sobre uma das cidades mais ricas do Brasil. Mas antes, você precisa aprender uma lição: O santista se localiza através dos canais espalhados pela cidade. Ou seja, você só precisa saber em que canal está (Canal 1 ao 7) que com certeza encontrará o seu destino final!

Esportes: Você gosta de esportes? Então, impossível não começar falando sobre o Santos Futebol Clube. Maior clube da região, um dos quatro maiores times do estado de São Paulo e com torcida espalhada por todo o Brasil. Morada de Pelé, Robinho e Neymar. Passar pelo Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, é quase que parada. Além de ter contato com um dos maiores clubes do País, você pode fazer um tour pelo Memorial das Conquistas, local onde todos os títulos do clube paulista ficam para visitação, e ainda fazer um tour pelo estádio.
Falando sobre esportes ainda, você pode visitar o local onde a história do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, tem moradia. O Museu Pelé conta com a história do jogador mais importante do mundo, além de conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira do ex-atleta.

 

Mas quem pensa que Santos é só futebol, está muito enganado. Com as praias à disposição, a cidade tem em sua cultura enraizada o surfe e o skate. Com escolinhas gratuitas espalhadas pela orla, crianças e adultos podem ter contato com o esporte com o mar e o esporte aquático. Já as pistas de skates, estão espalhadas por todos os lugares e onde você pode até se arriscar a fazer uma manobras!

Centro histórico: Se você gosta de história, arquiteturas antigas, com certeza vai se apaixonar! Sua parada obrigatória terá de ser no centro histórico, onde muitas casas do século XIX e início do século XX foram conservadas para manter viva a tradição do lugar. A Rua XV de Novembro é um dos lugares mais incríveis desta parte do lugar. Casas, arquiteturas, o próprio lugar acaba te remetendo a uma viagem interior.

Outro lugar muito legal de visitar é o Museu do Café (você pode ler mais sobre ele clicando aqui), mais conhecido por aqui como a Bolsa do Café, símbolo de Santos por ser uma das principais exportadoras de Café do País. Aviso que qualquer coisa daquele lugar é maravilhosa. Arquitetura, e todos os alimentos vendidos por lá. Ir na Bolsa e não tomar café é uma ofensa a qualquer um! E pode ter certeza, que você também vai encontrar o brigadeiro de café que é incrível e dificilmente você provará algo deste tipo!

E claro, você precisa ir até a Praça Mauá, encarar uma viagem aos famosos bondinhos que existiam nos anos 20! Através dele, você viajará através da história do lugar e tenho certeza que se encantará com o roteiro. Confesso que como moradora, eu nunca fiz essa viagem afinal o povo sempre pensa ‘nossa, mas isso é coisa de turista’. Mas juro que é pura falta de tempo, porque sou louca pra conhecer a cidade através do bonde!

Seguindo pelo caminho, você se dará conta com a Igreja do Valongo, uma das mais bonitas e tradicionais da Cidade. Datada com sua construção em 1689, foi restaurada e é cuidada para manter às tradições do lugar. Uma das igrejas mais procuradas pelos moradores para realizações de casamento, a lista de espera por uma data pode chegar em até dois anos e meio.

Ainda no Valongo e na mesma rua, temos a Estação de trem do local, construído como uma cópia reduzida da Victoria Station, de Londres, e representa o melhor exemplo da arquitetura vitoriana do século XIX.

E não podemos esquecer do Monte Serrat. Um dos lugares mais visitados por turistas de todas as regiões, o local abrigada o antigo Cassino da Cidade. Hoje em dia, os salões são bastante utilizados para eventos da alta sociedade ou para visitações. Também poderá ver o Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira de Santos. O acesso ao local pode ser feito através dos bondinhos que sobrem o morro, ou pela tradicional escada do Monte Serrat, onde os moradores costumam utilizar para exercícios, e onde acontece anualmente o famoso evento da Descida das Escadas de Monte Serrat.

Museus e passeios culturais: Sim, a cidade também conta com diversos passeios culturais que merecem ser vistos e explorados. Por ser uma cidade litorânea, você encontrará muitos museus do tipo, como o Museu de Pesca, Museu do mar, e o Aquário de Santos, onde habitam animais marinhos para visitação.

Para conhecer um dos teatros mais belos do País, a visita ao Coliseu é essencial. O local te leva para muito longe, pensando em como seriam espetáculos no século XIX com a alta sociedade fazendo do evento um grande momento. Muitos falam que é o Albert Hall (um dos mais conhecidos teatros de Londres) brasileiro!

teatro coliseu
Foto: Teatro Coliseu. Fonte: Internet.

Durante as noites? Bom, como diversão após toda essa aula cultural, você terá diversos bares na cidade do Gonzaga. Se já prefere uma coisa mais agitada, vai encontrar diversas baladas no centro histórico, próximos à rua XV de novembro.

Independente do que você vem fazer em Santos, com certeza vale olhar com carinho pra cidade. Ela está de portas abertas te esperando. Você vai conseguir ter uma noção do porque os santistas idolatram tanto o lugar, provocam os turistas com a conhecida frase “eu moro onde você passa as férias”, vai começar a falar Tu com freqüência, vai chegar na padaria pedindo médias ao invés do pão francês e vai se guiar através dos canais, com um típico local.

Visite a cidade de Santos que você vai ver. Ela vai estar pronta pra te receber de braços abertos!

Karina Carneiro

Jornalista, curiosa e questionadora (até demais). Apaixonada por esportes, músicas, séries, filmes e viagens! A vontade de escrever sobre turismo e viagens nunca passou pela minha cabeça, mas como tudo na minha vida, as coisas aparecem sempre no momento certo. E descobri que isso pode ser mais divertido do que eu poderia ter imaginado!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido