Estar e viajar sozinho te faz crescer
A cada viagem que faço, volto diferente. Não é nada programado, nada transcendental. Não viajo com este propósito. Mas ainda bem que a vida me dá isso em troca quando resolvo andar pelo mundo.
Com cara e coragem, me meto em um avião e viajo sozinha. Geralmente encontro algum amigo ou conhecido no destino final, mas no geral, eu vou sozinha. E por que sozinha? Porque cheguei em um ponto que não consigo mais esperar as datas se encaixarem, porque percebi que ter dias só pra mim é fundamental, e porque finalmente minha companhia me basta.
Quando estou só, tudo depende apenas de mim. Isso me faz crescer. Eu tomo minhas rédeas e viro dona das minhas opções. Nossas escolhas influenciam não somente a nossa vida, mas a dos que estão ao nosso redor. Sozinha, tenho mais tempo para pensar nas coisas, os silêncios se alongam, e minha percepção fica muito mais aguçada. Enxergo melhor os lugares, percebo mais detalhes. Não estou dizendo que estar na presença de outras pessoas me atrapalha, não é isso. Mas estar sozinha me amadurece mais rápido. Estar sozinha é crescer.
A melhor coisa que fiz foi escolher um intercâmbio como primeira viagem sozinha. Por isso quando as pessoas me perguntam detalhes sobre esta experiência, eu sempre digo: é o melhor investimento da sua vida. Independente do destino. Essa experiência desenvolve maturidade, responsabilidade e te faz crescer.
Claro que existem outros meios que te fazem aprender com a vida. Alguns deles são dolorosos, caros ou não custam absolutamente nada. Eu também aprendo de outras formas. Mas estar sozinha é o que me torna melhor. E demorei muito para entender esse processo, mas no momento em que percebi como funcionava, tornei isso algo positivo pra mim.
Por isso, recomendo que todos tenham momentos de isolamento. Para aprender consigo mesmo, para crescer na marra, desenvolver certas características necessárias para enfrentar esse mundão de meu Deus. Esses momentos podem ser viajando, correndo no parque, em casa sozinho olhando pro teto ou ouvindo música. Pare e ouça seu lado interior e desenvolva isso a seu favor. É mágico, único e vai te mudar por inteiro.