Dicas para perder o medo de viajar sozinha
Confesso que não senti medo de viajar sozinha ao decidir explorar o mundo pela primeira vez. A coragem falou mais alto e só senti o medo pela primeira vez quando coloquei a cabeça no travesseiro ao chegar no destino e me perguntar: caraca, o que eu to fazendo aqui?
Em uma outra situação que passei, o medo bateu tão forte, que foi o principal motivador pra curtir a viagem mesmo que sozinha! O medo não precisa ser algo ruim, ele existe pra te proteger, pra criar aquela malícia e estranhar o que pode ser muito fácil, muito barato ou até muito assustador. Ele é natural e inerente ao ser humano. E é aquele velho ditado: se tiver com medo, vai com medo mesmo!
Algumas dicas para te ajudar a perder o medo de viajar sozinha
Abaixo você poderá conferir dicas para te ajudar a perder o medo e embarcar de vez nessa ideia de que viajar sozinha é possível SIM!
- Vá comendo o bolo pelas beiradas. Conheça cidadezinhas próximas, se te deixar confortável, explore até bairros diferentes da sua cidade. Não há razão para forçar esse tipo de situação, vá criando coragem no seu ritmo, para tudo acontecer de forma natural! Tem muito bairro da nossa cidade que nunca estivemos, sempre vemos só pela TV.
Por exemplo, se você mora em São Paulo, neste post tem várias dicas de bairros para conhecer, na pegada bem turista mesmo. Muitas vezes quem mora na cidade, não conhece nem metade do que o turista acaba conhecendo! 😛 - É sempre importante avisar alguém da família ou conhecido de confiança o endereço onde você ficará hospedada, se você está saindo pra algum lugar etc. Não é monitoramento, mas é bom alguém saber onde te procurar caso algo aconteça.
- Não é porque está sozinha que não se pode explorar os lugares com outras pessoas! Muitos hotéis e hosteis possuem programação de passeios em grupo, que são uma ótima pedida pra ser fazer em uma viagem sozinha. E você ainda faz amizade! Participei de uma atividade assim quando fui ver de perto o letreiro de Hollywood! Na maioria das vezes, você só precisa ir na recepção e perguntar se o lugar oferece esse tipo de passeio. Daí é só escolher e partir pro abraço!
- Não se envergonhe em pedir indicação, em perguntar as coisas para as pessoas em sua volta. Pergunte em grupos do face, na recepção do local em que está hospedada, peça dicas, se informe. Sempre bom saber mais do que sair no escuro né? Quanto mais informação, melhor! Em resumo, você está sozinha, mas ainda (AINDA!) não conhece tudo. E está tudo bem com isso.
- Estude o local que você vai viajar com antecedência. Veja reviews no TripAdvisor ou qualquer outro site com opiniões sobre o local na internet. O que as pessoas dizem sobre esse hotel? Qual é a opinião das pessoas sobre essa vizinhança? É seguro andar neste bairro? É legal também ver os arredores de onde você ficará hospedade pelo google maps. Fazer isso não vai definir muita coisa, contudo, você consegue ter uma noção pelo menos de como são as ruas ao redor.
- Os aplicativos nos ajudam a entender melhor certos lugares, atrações, atividades etc. Use a internet a seu favor! Neste post indiquei vários aplicativos pra você usar antes, durante e depois da sua viagem!
- Sempre mega importante fazer o seguro viagem, mesmo viajando sozinha ou viajando com outras pessoas. Esse é um item indispensável em qualquer viagem para qualquer pessoa. Neste post é possível saber mais sobre a importância do seguro viagem.
Importante, também, deixar o contato da seguradora com um conhecido. Em outras palavras, caso você tenha dificuldades de acionar o seguro em algum momento de acidente, e só consiga falar com familiares, eles poderão te ajudar nesse momento. - Se você sentir que algo está estranho, se no fundo do seu coração você sente que não é para ir em algum lugar ou fazer tal coisa, escute sua intuição, respeite seus limites e se julgar que não é para ir, é melhor não ir mesmo. Só nós mesmas sabemos o que realmente bate forte no coração no momento do medo. Respeite seus limites, não se force a nada que não te deixe minimamente confortável.
Espero que essas dicas te ajudem a encarar os medos naturais e que possa em breve viver essas experiências incríveis de viagem! <3
E se você, viajante, tiver mais dicas para compartilhar, fique a vontade para dizer nos comentários sobre suas experiências!
Oi Aninha, tudo bem? Pois é, pedi a Renato o contato do teu blog pq tomei coragem e decidi viajar sozinha! Vou passar uns cinco dias em Lisboa, e depois vou ficar uns tempos com uma amiga na Holanda. Mas tbm vou me aventurar solo por Amsterdam. Daí lembrei do seu blog! Amei suas dicas de viajar solo. E depois te falo como foi a minha experiencia. Bjo! <3