10 dicas para garantir a foto perfeita na sua viagem
Eu sou uma pessoa que adora tirar fotos enquanto viaja. Muitas vezes esqueço de me incluir na foto, de tão divertido que é poder registrar lugares com meus próprios olhos e ângulos.
Particularmente gosto muito das minhas fotos depois quando paro pra ver todas as fotos da viagem. Mas sempre acho que poderia ter tirado mais. Não tenho muito segredo na hora de tirar as fotos, tento pegar o máximo possível do cenário e incluir minha carinha lá. É quase um ‘eu estive aqui’. Mas se a foto ficar profissa, melhor ainda né? A memória daquela viagem inesquecível se torna mais concreta quando você tem fotos de lá.
Abaixo você pode conferir algumas dicas de como tornar suas fotos dignas de fotografo profissional! Ou simplesmente ter um ótimo registro da sua viagem 🙂
Sempre me perguntam: Como você faz pra tirar fotos quando viaja sozinha? Gente, é muito simples! Geralmente tiramos as fotos em lugares turísticos, então muitas pessoas também querem tirar foto lá, igual você. Seja você a pessoa a dar o primeiro passo e se ofereça para tirar foto daquela pessoa que tá ali se matando pra registrar a foto com um pau de selfie, ou até mesmo aquele casal que quer uma foto junto. Em seguida, peça para tirarem sua foto. Você fez um favor pra eles e terá seu favor de volta. 😉
1. Eu acredito que alguns modelos de câmera fazem, sim, a diferença na hora da foto. Porém, não precisa de nada absurdamente caro e moderno. Considere a câmera que você já tem e que vai levar na viagem. Tem gente que se vira bem com a câmera do celular. Eu gosto de escolher algumas e revelar, portanto a qualidade de imagem do celular não me dá resultados tão satisfatórios na hora da revelação. Por isso sempre levo também minha câmera fotográfica junto. Saiba que carregar uma câmera pela viagem toda acaba sendo um peso que se torna insuportável à medida do tempo (eu pelo menos odeio andar carregando coisas, por isso sempre levo uma bolsinha pequena e do um jeito de caber tudo lá! hahaha)
2. Se você não se importar em levar coisas, ter um tripé desses de viagem é uma boa pedida. Porém acaba virando um problema em aeroportos, principalmente internacionais. Uma boa alternativa é o Joby’s Gorillapod: é pequeno, leve e flexível. Você pode deixá-lo da forma que desejar, e até agarrá-lo em árvores ou outros suportes para pegar o ângulo perfeito.
3. Mas se você não tiver tripé nenhum ou nem quiser comprar um, é só colocar sua câmera em um lugar estável (podendo ser um banco, uma mesa ou até o chão mesmo) e pronto! isso vai evitar que suas fotos saiam borradas 🙂
4. Se você está tentando fotografar algo muito grande e largo (como montanhas ou prédios) ou até muito pequenos, tente tirar algumas fotos que incluam pessoas no enquadramento, para facilitar a perspectiva e a escala na hora de registrar.
5. Por mais doido que pareça, usar o flash durante o dia é uma boa ideia! ele ajuda a preencher sombras e reduzir o contraste. Faça um teste!
6. Tente tirar fotos a noite! Na cidade você pode captar luzes e reflexos (especialmente perto de rios). Se você estiver longe da cidade, tente registrar o céu estrelado que é possível ver com mais clareza quando se está no campo.
7. Não tire foto apenas do objeto. Tire fotos de detalhes, tente diferentes ângulos e pontos de vista, com isso você saíra do senso comum das mesmas fotos de sempre.
8. Fuja das visões de turista. Siga seu instinto e explore os lugares. Muitas pessoas terão as fotos dos mesmos lugares, mas quantas poderão contar histórias sobre aquilo? Descubra lugares e ângulos escondidos. Explore!!
9. Tire fotos aleatórias das pessoas andando pela rua. Algumas farão pose, outras não perceberão e outras não vão querer. Mas o mais legal é tirar foto e registrar o cotidiano do lugar.
10. Por último, mas não menos importante: SAIA DE TRÁS DAS LENTES E VÁ APROVEITAR A VIAGEM! É legal tirar fotos, mas melhor ainda é explorar e aproveitar a aventura!