Tour Gastronômico em Roma - dicas e roteiro

Quando fui visitar minha amiga/irmã em Dublin ano passado, combinamos de ir juntas para Roma. Por lá, fizemos um tour gastronômico que vale a pena tanto pela comida, quanto pela história e os lugares incríveis que visitamos. Enquanto caminhávamos por Roma, aproveitei para fazer o que mais gosto quando viajo: observar o cotidiano do lugar. É incrível poder perceber como uma cidade como Roma funciona no seu mais simples espaço, apartamento ou casa..

Este tour acontece em Testaccio, que é o bairro da gastronomia original de Roma, onde a culinária romana nasceu e é considerado o coração de Roma pelos locais. Nos encontramos próximo da Piazza Testaccio, mais precisamente no L’Oasi della Birra e entre nós estavam australianos, americanos e tantos outros de outros países. Foi bem legal pois tive a oportunidade de praticar o inglês com sotaques diferentes. Nossa guia era uma americana, que falava o italiano super bem, mas o tour foi todo em inglês. O valor do tour incluía 13 degustações, além de um passeio recheado de história pela vizinhança de Testaccio. O clima estava ótimo, pleno verão em Roma! Se você fizer esse mesmo tour, recomendo levar bastante água ou comprar pelo caminho e se lambuzar de protetor solar, além de vestir roupas confortáveis, já que o passeio é feito a pé.

Começamos o tour na Barberini, um café com tiramisu e outras guloseimas. Logo em seguida fomos ao Volpetti Più e experimentamos a pizza original italiana, com formatos diferentes e um sabor único! Confesso que os paulistas reinventaram a receita, tornando tudo completamente diferente. Mas comer uma pizza em Roma é o tipo de costume que você PRECISA fazer. Sabe como é, when in Rome…

Também fizemos uma parada no Volpetti, que funciona há 40 anos e possui todos os tipos de queijo que você pode imaginar, salame, óleos de alta qualidade, vinagre balsâmica e condimentos. Prato cheio pra quem curte parar nesse tipo de lugar e escolher a melhor opção! E eles deixam você degustar para ter certeza que vai levar o produto mais apetitoso.

Logo depois, a guia nos levou ao Cimitero Accatolico di Roma e pra quem gosta de história e coisas antigas que nem eu, ir ao cemitério foi um dos pontos altos do passeio – mesmo não envolvendo comida nesta parte. O lugar é totalmente verde e muito bem cuidado, dando um ar de paz e tranquilidade. Ela nos mostrou o túmulo de Joseph Severn, um pintor inglês que morreu em Roma, além da famosa estátua do anjo, replicada em vários cemitérios ao redor do mundo. O túmulo mais curioso era esse em forma de pirâmide – sim, em plena Roma – onde está enterrado Caio Cestio, que pediu ao seus herdeiros que construíssem a pirâmide para enterrá-lo. A construção durou 330 dias e possui 36m de altura, sendo vista tanto pelo cemitério quanto pelo lado de fora, em frente à estação estação Piramide, linha B.

Tour Gastronômico em Roma - dicas e roteiro

Em seguida fomos para a parte mais legal do passeio, o Mercato Testaccio. Com uma pegada de feira livre, você encontra mais romanos do que turistas por lá. Originalmente, o mercado não foi construído ali. O governo e empresas privadas se juntaram para construir esta nova sede do mercado há alguns anos. E o mais legal: existe um sítio arqueológico bem abaixo do mercado, que você pode observar ao caminhar por lá.

Tour Gastronômico em Roma - dicas e roteiro

No mercado fizemos e experimentamos a famosa bruschetta, e fomos em stands de frutas, verduras, legumes e tudo que um tradicional mercado costuma vender. Fiquei impressionada com a variedade de legumes e verduras por lá, principalmente na loja Paola e Francesca. Nunca tinha visto cenouras pretas, e lá tinha aos montes! Por lá também vende macarrão pronto pra consumir, a massa crua e massa congelada. Trouxe caixas de macarrão pra família comer o legítimo macarrão italiano!

Tour Gastronômico em Roma - dicas e roteiro

Logo após o mercado – e já cheia de comida, não aguentava mais comer! hahahahah – fomos almoçar. Seguimos para o Flavio Al Velavevodetto, um restaurante tradicional e premiado da cidade. Quando você olha de fora, não dá nada pra esse restaurante que está localizado dentro de uma rocha. Por lá comemos o trio clássico romano: carbonara, cacio e pepe e amatriciana, com vinho e uma boa conversa sobre o passeio. Toda oportunidade que eu tinha de comer macarrão em Roma, eu tava comendo hahahaha é simplesmente fantástico!

Tour Gastronômico em Roma - dicas e roteiro

Considerando que era um tour gastronômico, ainda tinha mais degustações pela frente. Em seguida fomos ao Trapizzino e comemos um bolinho delicioso que só depois eu soube o que era e como se chamava. Nada mais era do que um bolinho frito de arroz, chamado Supplì. É considerado a comida de rua favorita dos romanos. Juro muito bom! Tão bom que comi devagarinho porque além de estar cheia do almoço, eu não queria que acabasse rápido hahahaha

Tour Gastronômico em Roma - dicas e roteiro

Por fim, nada melhor do que encerrar o passeio com um clássico sorvete, ou melhor GELATO! Fomos ao Giolitti, que vende gelatos desde 1914 e é considerado o melhor de Roma. Não tinha como ser ruim! Sorvete é sempre bem vindo, ainda mais um gelato em plena Roma! Encerramos com chave de ouro – e satisfeitos de tanto comer! hahahaha

Se você aprecia uma boa gastronomia e quer conhecer o melhor de Roma, eu super recomendo fazer este passeio! Acesse o site e veja quantas opções de tour gastronômico eles oferecem! Daí é só escolher o que você prefere. Este que fiz chama Taste of Testaccio Food Tour. Eles possuem o tour em outras cidades pelo mundo, como Londres, Amsterdam e Praga. Vale super a pena! Confira: http://www.eatingitalyfoodtours.com/rome/tours/taste-of-testaccio/

 

Confira no mapa os lugares que passamos:

Share:
Escrito por Ana Luna
Fez intercâmbio, trabalhou com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil