Les Misérables, o musical de Londres

Uma das atrações imperdíveis de quem viaja para Londres e quer uma experiência de entretenimento inesquecível é escolher um dos muitos musicais e teatros que existem por aqui. Conhecido como West End, ou a Broadway Londrina, os teatros se concentram na área central da cidade e atendem a todos os gostos com preços que variam entre 20 e 80 libras.

Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns musicais que assisti por aqui, enfatizando o meu favorito Les Misérables, que é também um dos mais populares daqui. Atenção: Esse post pode conter alto teor de elogios porque não consigo falar sobre musicais sem ficar extremamente empolgada. Tentarei ser objetiva. Pode não dar certo. Hahaha. Sempre fui apaixonada por musicais mas até viajar para Londres em 2012, nunca tinha assistido nenhum musical no palco. Quando saí do país 40 dias depois tinha visto 12 musicais diferentes e repetido dois deles. Entre eles, Mamma Mia, O magico de OZ, Wicked, Chicago, O fantasma da Ópera, Billy Elliot, We will rock you, Rock of Ages, Crazy for you, O Rei Leão e é claro, o musical que marcou minha vida: Les Misérables. Você pode comprar seus ingressos pra assistir inúmeros musicais AGORA clicando aqui.

Os musicais por aqui trocam com frequência. Existem temporadas curtas de apenas meses e longas que duram por anos como Les Misérables que está no palco há 30 anos! Este ano, fui em poucos porque vim para fazer mestrado e o orçamento está curto, mas já consegui assistir In the Heights (Musical do Lin Manuel-Miranda, o mesmo criador de Hamilton) e Les Misérables pela terceira vez. Eu não tenho palavras para descrever meu amor por Les Misérables. A primeira vez que fui não conhecia a história e nenhuma das músicas e foi amor instantâneo. A minha ideia de musical foi exatamente o que Les Misérables me proporcionou: uma história complexa contada totalmente através de músicas com cenários e figurinos fantásticos, personagens inesquecíveis, triste, engraçado, empolgante e emocionante que faz com que você se sinta completamente imerso e quando o show acaba, 3 horas depois, você mal consegue descrever a experiência por que você se sente como se tivesse presenciado algo único. Minhas mãos doíam de tantas palmas que bati.

A história do musical é um pouco complexa, então sugiro que você se defenda muito bem no inglês para poder assistir ao musical, mas fora isso não é necessário saber muito sobre o enredo. Vou contar um pouquinho para quem ficou curioso. O musical que se passa na França, conta a história de Jean Valjean, um homem sentenciado a 5 anos de prisão por roubar pão para alimentar os filhos de sua irmã. Após cumprir sua sentença de 19 anos por diversas tentativas de fuga, Jean Valjean é libertado mas um dos guardas chamado Javert alerta-o de que ele está em prisão condicional e para não esquecer de quem ele é. Valjean foge, muda de nome e vira proprietário de uma fábrica que emprega diversas pessoas incluindo Fantine, mãe solteira que trabalha para enviar dinheiro a sua filha pequena, Cosette, que ela precisou deixar com um casal em outra cidade. Quando é demitida por causa de um desentendimento com outras mulheres da fábrica Fantine se torna prostituta e adoece Valjean a encontra e promete que cuidará de sua filha. No entanto outro homem é preso acusado de ser Valjean e ele confessa quem realmente é para libertar o sujeito que está sendo acusado injustamente. Valjean foge novamente, agora levando consigo a pequena Cosette. Anos se passam e a França está em polvorosa, estudantes clamam por revolução e confiam que o povo irá apoiá-los na luta contra o governo. Marius um dos estudantes se apaixona por Cosette ao vê-la caminhando com seu pai e pessoas do passado de Valjean voltam para atormentá-lo. E o resto vou deixar que vocês descubram por si mesmo.

Depois de assistir o musical pela primeira vez fiquei completamente fascinada. Comprei a trilha sonora, o DVD do show de aniversário. No mesmo ano começaram as gravações da adaptação musical de 2012 que é simplesmente fantástica. Assisti pela segunda vez no palco quando já sabia algumas musicas e quando voltei da viagem li o livro também. A cada reencontro com a história eu ficava ainda mais apaixonada pelo musical e ao assistir pela terceira vez em Maio deste ano, sabendo todas as letras, todas as histórias e relações dos personagens (que não ficam tão claras no musical quanto no livro) achei ainda mais maravilhoso. Foi uma experiência diferente, eu amo praticamente todos os personagens agora, eu prestei mais atenção aos detalhes e aos atores que não são principais. Eu ri nas partes que são as famosas “paradas para aplauso” tão características de musicais. Eu identifiquei todas as mudanças e a maneira como os cantores interpretavam as músicas que há 5 anos fazem parte da trilha sonora da minha vida, eu chorei com Valjean e de novo com a pequena Cosette e eu tive um momento “eu não acredito que estou assistindo meu musical favorito de novo” porque uma das coisas que prometi que faria quando sai daqui em 2012 foi voltar para assistir Les Mis (como o musical é carinhosamente chamado pelos fãs) depois de ter lido o livro.

Eu sorri, mesmo enquanto chorava porque eu estava tão agradecida de estar ali novamente. Minhas músicas favoritas mudaram através dos anos e hoje em dia não posso ouvir “Empty chair at empty tables” sem chorar e dessa vez não foi diferente. Quando todos cantam juntos meu coração chega a parar por alguns segundos. Foi incrível assistir pela terceira vez e como vou passar meu aniversário aqui, vou assistir pela quarta vez. Vai ser meu presente para mim. Não sei explicar o quão incrível esse musical é, não é à toa que é o musical que esteve mais tempo em cartaz sem parar de todos os tempos.

Fotos: Arquivo Pessoal.

Mas, como estou tentando ser imparcial (vocês viram como sou boa nisso?), tenho que dizer que se você está à procura de algo divertido somente para se empolgar com as músicas, talvez Les Mis não seja a melhor escolha. Assistam o filme antes para saber se vocês irão gostar e saibam que TODAS AS FALAS SÃO CANTADAS. O que já ouvi de gente falando que não gostou porque é muito cantado não tá no mapa. Musicais são assim. Quanto menos falas melhor. E Les Mis é incrível, mas como eu disse, a história é complexa e há vários momentos tristes e emocionantes nele que vai fazer você se emocionar também.

Para quem quer algo alegre e empolgante ótimas opções ainda em cartaz este ano são: Mamma Mia, Aladdin, O livro dos Mormons, O Rei Leão, ShowBoat e Kinky Boots entre outros. O importante é escolher um deles e curtir cada momento dos espetáculos que se encontram nos palcos do West End. É uma experiência mágica. Tenho certeza que você não irá se arrepender!

Greice Marques

Atualmente cursando mestrado em Inglês e Literature em Londres. Apaixonada por essa cidade como nenhuma outra no mundo.Leitora ávida que ama viajar tanto na literatura quanto na vida real. Fangirl em tempo integral, louca por musicais e teatro, e viciada em séries e filmes. Conhecida por falar obsessivamente sobre seus fandoms favoritos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido