Comprar passagens aéreas costuma ser muito relativo. Em grande maioria, a pessoa que está sentada do seu lado não pagou a mesma tarifa que você. Porém, existem alguns truques que facilitam na hora de comprar a passagem com um valor mais acessível.

Data

Existem momentos, horários e dias que são ideais para garantir a redução da tarifa. Voar em horários comerciais, por exemplo, costuma encarecer o valor.

Melhores dias e horários para voar:

  • terça pós-almoço (também melhor dia para pesquisar aquela passagem que você quer comprar!)
  • quarta a tarde
  • sábado de manhã
  • segunda de manhã
  • sexta

Comprar com antecedência

Claro que se antecipar na hora da compra garante uma boa tarifa. Geralmente de 6 a 4 meses antes da data da viagem já é possível emitir a passagem. Se você já souber a data da sua viagem (ida e volta), garanta o quanto antes. Caso não saiba com tanta antecedência, comprar com 8 a 6 semanas antes também proporciona boas tarifas.
Importante lembrar que os valores costumam mudar 3x ao dia. Voar de domingo costuma ser o dia mais caro para viajar. E se você pretende viajar em dias como feriados e datas comemorativas, o quanto antes puder comprar, melhor. Escolher voos durante a madrugada também é uma boa alternativa para quem procura tarifas mais em conta e possui flexibilidade de horários.

Voos com paradas

Voos diretos costumam ser mais caros, porém são mais práticos. Mas, se você tiver tempo livre e quiser realmente pagar menos, opte por voos com conexão (que troca de avião) ou escala (que apenas para em um aeroporto mas permanece no mesmo avião).

Promoções

Quer receber alertas de passagens em promoção e tarifas acessíveis? Se inscreva no maior número possível de alertas e compare os valores! Sempre bom ficar de olho. Pode ser Decolar.com, Passagens Imperdíveis, Kayak ou Momondo (já falamos sobre eles aqui), Voopter, Skyscanner… tem vários! Inclusive agora tem o Google Flights que é a nova aposta do Google para quem procura passagens aéreas. Mesmo esquema: faça sua cotação e acompanhe os resultados.

Compro ida somente ou volta também?

Se você já tiver certeza de datas, comprar ida e volta juntas deixa a tarifa mais em conta. Esse também é um jeito de economizar e aproveitar possíveis promoções que só podem emitir com os dois trechos juntos.

Vou fazer intercâmbio e a grana está apertada

As passagens aéreas possuem tarifas de estudante, que costumam ter um valor bem mais amigável pra te ajudar a realizar aquele sonho do intercâmbio. Procure um agente de viagens ou uma agência e peça cotação com tarifas estudante!



Share:
Escrito por Ana Luna
Fez intercâmbio, trabalhou com turismo, viajou por aí e queria um espaço pra dividir suas experiências! Também é colaboradora do Maroon 5 Brasil