Mercado de Pinheiros: um dia em um dos mercados mais legais de SP

Eu tenho um probleminha com novidades gastronômicas… Apesar de ser do ramo e ter obrigação de experimentar tudo que tem por aí, eu tenho uma preguiça absurda de lugares cheios, onde tenho que esperar pra comer. Meu hábito é conter a ansiedade até o burburinho acalmar e só aí conhecer o novo famosinho.
O Mercado de Pinheiros é uma novidade que bomba em São Paulo tem algum tempo, mas eu acabei indo só essa semana. Mais precisamente segunda feira… Dia da minha folga e rara oportunidade que tenho de sair para comer em lugares não lotados.
Fomos em quatro pessoas e assim que entramos demos de cara com a Comedoria Gonzales, um lugar de pegada moderninha com comida peruana. Eu já pensei: esse vai ser o meu lugar. Mas estava com meu pai e ele tem um ritual sagrado em mercados municipais pelo mundo: rodar todos os cantos do espaço até decidir onde vai comer. O mercado tem dois andares o primeiro tem os novos boxes de comida (Comedoria Gonzales, Napoli Centrale e Café Mocotó), além de açougues e outros. Já o andar térreo tem barracas de frutas, legumes, verduras, cereais e também lojas divididas por bioma do Brasil, por exemplo cerrado, pampa e Amazônia. Estas tem artesanato e produtos típicos de casa região. Não consegui dedicar muito tempo porque a fome já apertava…
Finalmente sentamos no balcão do Comedoria. Fiz as escolhas para todos: Humita (parecia um muffin salgado de milho com queijo – extremamente gostoso), Empanada de queijo – também deliciosa e um sanduíche que me cativou. Se voltasse com certeza pediria o Choripan: pão fresquinho com Linguiça apimentada e vinagrete. Afffff maravilhoso!!! Pena que tive que dividir com mais três pessoas 🙁

A comida era muito gostosa, mas o atendimento não faz muito meu estilo: pouco atencioso e lento. Não tinha troco, não tem refrigerante, o suco natural fica pronto numa geladeira e só tem um sabor por dia.
O balanço foi bem positivo porque as comidas agradaram demais! Eles tem ceviches e eu fiquei doida para provar, mas o peixe do dia era atum e eu não curto muito. Com certeza quero voltar 🙂 Ah, o preço também é um fator positivo! Gastamos cerca de 60 reais com todos esses itens mais um chopp e um suco do dia.

Neste mesmo dia era aniversário do meu pai e estávamos em quatro pessoas, nos olhamos e decidimos que era hora de deixar o balcão do Comedoria Gonzalez e partir para a próxima etapa. Nos dirigimos então ao Napoli Centrale, uma pizzaria que segue fiel ao estilo napolitano. Eu adoro comer pizza de dia! Por que a maioria das pizzarias daqui só abrem a noite?

O pedido é feito no balcão e pago antecipadamente. Quando está pronto a atendente leva até sua mesa. A pizza é de massa fininha no centro com a borda um pouco mais grossa, o recheio é bem menos farto quando comparamos com as pizzas paulistanas, dá para ver o molho de tomate espalhado nela (como manda a tradição napolitana). Nós escolhemos três sabores diferentes: margherita, calabresa e outra que levava abobrinha e tomate cereja. Todas elas são individuais servidas sem talheres – Como eu amo comer com as mãos!!! A que mais gostamos foi a margherita, não tem jeito… Clássico é clássico. Eu e minha irmã fomos de suco natural de abacaxi com hortelã – a única opção disponível estava horrível, intomável! Tinha sido batido com um pouco de casca, parecia remédio. Eu fiquei me perguntando: duas barracas dentro de um mercado as duas tinham sucos medíocres, como pode? Com toda aquela variedade de frutas fresquinhas fiquei sem entender. Se puder evite beber suco!

Como somos extremamente comilões, decidimos experimentar algumas entradas, a garçonete sugeriu Arancini (bolinho de risoto), croquete de carne e bolinho de polenta com queijo. Pedimos e pagamos os três. Após alguns minutos eis que a moça vem nos avisar que o croquete acabou e pasme: eles não poderiam devolver o dinheiro. Como consumidora e comerciante achei um absurdo! Trocamos então por uma água e uma cerveja (mesmo não querendo mais nada).

Mesmo com a decepção o balanço foi positivo, mas em uma próxima dispensaria as entradas e ficaria com a pizza de margherita. Talvez duas dela, rs.

-Vamos embora?

-Ah, mas eu queria um docinho. Vamos no Mocotó?

Minha família conhece o Mocotó (a matriz da Vila Medeiros de longa data, por isso não demos preferência a ele no mercado). Pedi um pudim de tapioca que estava DIVINO e um café de coador da Chapada da Diamantina.

Fechamento com chave de ouro 🙂

Para quem quiser visitar:

Facebook da Comedoria GonzalesEndereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Mercado Municipal de Pinheiros. De segunda a sábado 08h – 18h / Domingo fechado

Napoli Centrale: Facebook | Mercado de Pinheiros Box 83/84 / (11) 3031-1689

Foto destaque: Prazeres da Mesa

Catarina Fernandes

Geminiana viciada em viajar. Ama comer e beber bem. Cozinheira que odeia fazer comida em casa. Colaboradora e responsável pela sessão Gastronomia.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo é protegido